Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 7 maiores mistérios do corpo humano

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Agosto de 2021 às 18h30

Link copiado!

Mathew Schwartz/Unsplash
Mathew Schwartz/Unsplash

O corpo humano é capaz de fazer muitas coisas que foram se revelando conforme a ciência, e, principalmente, a medicina, foram evoluindo. Por mais que exista conhecimento suficiente para nos mantermos vivos e saudáveis, ainda existem alguns mistérios da nossa anatomia serem desvendados. 

Por que os seios femininos são aumentados? Por que temos tantos pelos? Por que temos um apêndice, se aparentemente não serve para nada? Essas são apenas algumas das questões que a ciência ainda não conseguiu desvendar por completo. Confira um pouco sobre elas na lista que preparamos:

Continua após a publicidade

1. Por que temos apêndice?

Você já deve ter ouvido algum caso de uma pessoa que precisou ir às pressas ao hospital para remover o apêndice, certo? O órgão, assim como os dentes do siso, não tem uma função no corpo humano a não ser incomodar, ainda que algumas hipóteses contrárias já tenham sido estudadas, mas não confirmadas. Felizmente, apesar de ser uma parte, até então, inútil, a remoção é rápida e segura quando a inflamação é descoberta a tempo.

2. Como funciona a consciência?

Um dos maiores mistérios é sobre como cérebro é capaz de nos passar a sensação de estarmos vivos, de termos consciência. Tudo isso acontece graças aos 100 trilhões de conexões neurais que o órgão possui,  tornando-nos seres mais pensantes do que qualquer animal que já pisou na Terra — até onde sabemos.

Continua após a publicidade

3. O que fazem todos esses micróbios?

O nosso corpo não é uma coisa só, mas sim um conjunto de células que também reserva um espaço a micróbios. Esses parasitas contam com algumas funções no organismo, como na digestão dos alimentos, renovação da pele, entre outras funções ainda desconhecidas. A ciência ainda está em processo de entender o que vírus e bactérias podem fazer com o nosso organismo, tanto em questões positivas quanto em negativas.

4. Por que temos tantos pelos nas partes íntimas?

Continua após a publicidade

Seres humanos têm bastante pelo, mas não tanto quanto outros mamíferos. Deixando de lado o fato dos pelos espalhados pelo corpo, as regiões pubianas contam com uma aglomeração considerável de fios, que aparecem depois da puberdade. Quanto a isso, os cientistas ainda têm apenas teorias, que vão desde a proteção da região íntima e uma espécie de depósito de feromônios, quanto para significar conforto ou ainda uma proteção para a hora do sexo.

5. Por que somos tão frágeis?

Se você comparar um ser humano com um chimpanzé, primata que é de uma espécie semelhante à humana, pode até achar que somos parecidos com eles. No entanto, eles são cerca de duas a três vezes mais forte do que nós. Há relatos, inclusive, de uma chimpanzé fêmea de 30 quilos arrancando galhos de árvores com as pontas dos dedos, enquanto um humano precisaria usar as duas mãos e aplicar muito esforço para conseguir.

Continua após a publicidade

6. Por que existem destros e canhotos?

A maior parte dos humanos, cerca de nove a cada 10 indivíduos, é destra, ou seja, tem mais facilidade em fazer as coisas com a mão direita. O motivo de existirem essas diferenças, no entanto, ainda é um mistério para a ciência. Por que só uma mão pode ser a dominante na esmagadora maioria dos casos? Por que não é todo mundo que tem a capacidade de ser bom com ambas as mãos? Mesmo com muitos estudos sendo feitos, nenhuma teoria foi comprovada até então.

7. Por que as mulheres têm seios?

Ok, sabemos que os seios existem para a amamentação, com eles sempre aumentando de tamanho para comportar todo aquele alimento milagroso. Mas por que as mulheres têm seios aumentados mesmo antes de ficarem grávidas? Existem teorias sobre ser algo para conquistar o parceiro ou ainda para ser um depósito de gordura, que é liberada ao bebê durante a amamentação, mas nenhuma foi comprovada até então.

Continua após a publicidade

Fonte: LiveScience