SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Ovos não são vilões do colesterol e fazem bem para a saúde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Outubro de 2023 às 10h51

Link copiado!

Louis Hansel/Unsplash
Louis Hansel/Unsplash

Comer ovo faz bem para a saúde? Foi essa a questão que deu origem a um novo estudo publicado na revista científica Nutrients. Para isso, os cientistas responsáveis compararam o hábito de não comer ovos, comer três claras por dia e comer três ovos inteiros por dia.

Os cientistas têm estudado esta questão há anos. Alguns estudos levantaram a hipótese de que a ingestão de ovos aumenta o colesterol “ruim”, além de marcadores inflamatórios associados a doenças cardíacas e diabetes. Enquanto isso, outros estudos destacaram os benefícios do consumo de ovos com base na densidade nutricional.

Na nova pesquisa, os autores descobriram que o grupo que comeu ovos inteiros diariamente apresentaram um aumento significativo na colina, um nutriente essencial encontrado nas gemas.

Continua após a publicidade

A ingestão de colina tem sido associada ao aumento de um metabólito conhecido como TMAO, que está ligado a doenças cardíacas. No entanto, o estudo aponta que o TMAO não mudou, apesar dos aumentos na colina.

Ovo aumenta o colesterol ruim?

Os pesquisadores também não observaram quaisquer alterações adversas na inflamação ou nos níveis de colesterol no sangue. Eles também descobriram que comer ovos inteiros teve menos impacto negativo nos marcadores associados ao risco de diabetes do que comer clara de ovo.

No geral, os participantes apresentaram maior densidade de nutrientes em sua dieta ao consumirem ovos inteiros, além de maior hematócrito, uma medida da densidade de glóbulos vermelhos no sangue, que pode ser reduzida na anemia.

Continua após a publicidade

O estudo incluiu participantes do sexo masculino e feminino. Cerca de metade das participantes do sexo feminino tomavam uma pílula anticoncepcional, e as amostras de sangue daquelas que não tomavam a pílula apresentaram aumentos muito mais notáveis na proporção de colesterol total em relação ao colesterol HDL, que é considerado um fator de risco para doenças cardíacas.

“Isso foi o oposto do que poderíamos esperar, porque os medicamentos anticoncepcionais hormonais são frequentemente associados a alterações metabólicas adversas. Mas, neste caso, parecia ter um efeito mais protetor em resposta aos óvulos", sugerem os pesquisadores.

As participantes do sexo feminino que não tomavam pílula também apresentaram aumentos nos monócitos sanguíneos em comparação com as participantes que tomavam a pílula.

Continua após a publicidade

O que são as manchas nos ovos?

Anteriormente, outra questão serviu como norte para os cientistas: o que são as manchas de sangue no ovo. Os pontinhos avermelhados ou amarronzados dos ovos são, respectivamente, sangue e carne.

O que acontece é que, nos ovos produzidos em escala industrial, o processamento do alimento elimina os que trazem essa característica, chegando a apenas 1% dos que são postos pelas galinhas. Checagens contra a luz retiram os zigotos manchados, mas ainda há exceções.

E se você já se questionou quem vem primeiro: o ovo ou a galinha, a ciência também já tem uma resposta. Ainda não existe um consenso científico, mas prevalece a ideia de que o ovo surgiu antes da galinha.

Continua após a publicidade

Fonte: Nutrients