SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

O que são as manchas de sangue no ovo e por que isso acontece

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Setembro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Klaus Nielsen/Pexels/Domínio Público
Klaus Nielsen/Pexels/Domínio Público

Quem conta com a proteína dos ovos de galinha na dieta já deve ter se deparado com manchas marrons ou mesmo vermelhas ao quebrar e revelar o conteúdo do alimento. Entra, então, a dúvida: é seguro comer ovos manchados? Preciso remover esses elementos ou eles também são comestíveis?

A resposta curta é que você pode, sim, fazer seu omelete, ovo mexido ou qualquer receita com ovos manchados, já que não acarretam problemas. Seria interessante saber, no entanto, o que são as manchas e como se formam, não é?

Continua após a publicidade

Os pontinhos avermelhados ou amarronzados dos ovos são, respectivamente, sangue e carne. Normalmente, em ovos produzidos em escala industrial, o processamento do alimento elimina os que trazem essa característica, chegando a apenas 1% dos que são postos pelas galinhas. Mesmo assim, checagens contra a luz retiram os zigotos manchados, o que ultimamente não impede que exceções ocorram.

Como as manchas dos ovos se formam?

Voltando à clássica questão do ovo e da galinha, o “problema” das manchas surge ainda nas penosas mães que produzem os famosos zigotos com casca. As manchas de sangue aparecem durante a ovulação das aves, tanto no ovário quanto no tubo entre o órgão e o útero, que, nas galinhas, se chama oviduto. Em sua criação, os ovos estão em sacos cheios de fluido, os folículos. Estes, por sua vez, ficam nos ovários e possuem uma densa rede de vasos sanguíneos.

Continua após a publicidade

Na ocorrência de um folículo se romper para soltar o ovo que ali se formou, algum de seus vasos sanguíneos pode soltar um pouco de sangue, chegando à superfície da gema (sendo mais comum nessa parte do ovo). Quando o sangue sai durante a fase no oviduto, no entanto, manchas de sangue podem acabar na clara do ovo, embora isso seja mais raro.

Já as manchas marrons, de carne, são compostas do tecido ao qual o ovo pode se agarrar quando passa pelo oviduto, aparecendo mais na clara de ovo por este motivo. Em certas ocasiões, essas manchas podem acabar sendo brancas ou vermelhas. Em alguns casos, quando o sangue oxida e acaba tomando um tom amarronzado, manchas de sangue podem acabar passando por manchas de carne.

Por que as manchas surgem?

Continua após a publicidade

Segundo algumas pesquisas, fatores como nutrição, idade, genética e ambiente das galinhas podem influenciar no surgimento de ambos os tipos de manchas — um exemplo é a falta de vitamina A, que aumenta as chances de surgirem manchas de sangue. Há teorias que também incluem o estresse como um fator importante, o que pode ser gerado por sons elevados e presença de bactérias e vírus, além de mudanças bruscas de temperatura.

Por fim, reforçamos, é perfeitamente seguro comer os ovos manchados — contanto que você os cozinhe de acordo, é claro. Você pode consumi-los mesmo com as manchas, mas, caso elas ainda gerem alguma repulsa, você pode removê-las e comer o restante do alimento tranquilamente.

Fonte: Poultry Science 1, 2, BMC Genetics, British Poultry Science, Egg Safety