Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas utilizam ovos para produzir anticorpos contra covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Julho de 2022 às 18h30

Link copiado!

Hello I'm Nik/Unsplash
Hello I'm Nik/Unsplash

Anticorpos presentes em ovos podem ser utilizados para tratar covid-19 ou como medida preventiva para pessoas expostas à doença. As descobertas vêm de um estudo publicado na revista científica MDPI. Para chegar a isso, os cientistas imunizaram galinhas com doses da vacina.

Os pesquisadores daUniversity of California afirmam que, a lém de um baixo custo para produzir esses anticorpos em galinhas, eles podem ser atualizados muito rapidamente usando antígenos atualizados para hiperimunizar, permitindo proteção contra cepas variantes atuais da covid-19.

As aves produzem um tipo de anticorpo chamado IgY, comparável à Imunoglobulina G
em humanos, e esse IgY não causa alergia ou desencadeia reações imunes quando injetado nas pessoas. Na prática, esse anticorpo aparece tanto no soro das aves quanto em seus ovos, e considerando que em média uma galinha põe cerca de 300 ovos por ano, é possível obter uma boa quantidade.

Continua após a publicidade

Os cientistas envolvidos no estudo imunizaram galinhas e mediram anticorpos em amostras de sangue e em gemas de ovos, três e seis semanas após a última imunização. Os anticorpos foram testados por sua capacidade de impedir que o coronavírus infectasse células humanas, e tanto os ovos quanto os soros de galinhas imunizadas continham anticorpos que reconheciam o SARS-CoV-2.

No entanto, o estudo aponta que os anticorpos do soro foram mais eficazes na neutralização do vírus, provavelmente porque há um número maior deles no sangue em geral. Com isso, a equipe espera implantá-los em um tratamento preventivo, como um spray, que possa ser usado por pessoas com alto risco de exposição à covid-19.

Vale lembrar que existe uma vacina contra covid-19 em produção chamada ButanVac, que conta com a ajuda de ovos de galinha para sua composição. Nesse caso, após o cultivo do agente infeccioso nos ovos, o material é filtrado e apenas os vírus são selecionados para se tornarem a matéria-prima da vacina.

Continua após a publicidade

Fonte: MDPI via Futurity