Publicidade

Os 4 tipos de álcool e para que servem

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Fevereiro de 2023 às 10h20

Link copiado!

LightFieldStudios/envato
LightFieldStudios/envato

O álcool que se utiliza para limpar uma bancada é o mesmo presente naquela taça de vinho que se bebe numa noite de sexta-feira? Afinal, é tudo álcool, certo? Na verdade, não é bem assim. Existem vários tipos de álcool, que podem ou não ser próprios para consumo. Para a sua segurança, é importante saber os diferentes tipos e para que servem.

Entenda que o álcool presente nas bebidas é o etílico, também chamado de etanol. É o único tipo de álcool seguro para consumo, embora possa ser usado como aditivo de combustível ou até mesmo como solvente industrial. E você sabe por que as pessoas gostam tanto de consumi-lo: por causa de seus efeitos psicológicos.

Esse álcool deprime o sistema nervoso central e aumenta o impacto do GABA (um dos neurotransmissores, sintetizado a partir do glutamato. Não é estimulante, e é responsável por abaixar a atividade cerebral).

Continua após a publicidade

O etanol é feito por leveduras ou bactérias, que convertem quimicamente açúcares por meio de um processo de fermentação. Esses açúcares podem vir da cevada, trigo, uvas ou outros grãos e frutas.

Etanol destilado

Outro tipo de álcool é o etanol destilado, que consiste basicamente naquele álcool fermentado que mencionamos anteriormente, que passou por um processo de destilação ou purificação para aumentar a proporção de álcool por volume (ABV) das bebidas.

Continua após a publicidade

Esse processo de destilação separa o álcool da bebida fermentada para que fique muito mais concentrado. Vodka, gim, conhaque, uísque, rum e tequila são algumas das bebidas destiladas mais conhecidas.

Etanol não destilado

O álcool não destilado passa apenas pelo processo de fermentação e não é clarificado ou refinado de forma alguma. Entre os tipos de bebidas alcoólicas não destiladas estão a cerveja, o vinho e a cidra, por exemplo.

Álcool isopropílico

Continua após a publicidade

Aqui entramos nos tipos de álcool que não são próprios para consumo. O álcool isopropílico, ou isopropanol, é feito de gás propileno e possui fortes propriedades desinfetantes, normalmente usado em produtos de limpeza, ou para esterilização. Por suas propriedades antibacterianas naturais, o álcool isopropílico também pode ser usado medicinalmente como anti-séptico.

Não se deve beber o isopropanol, porque isso pode causar efeitos tóxicos, entre eles o vômito, pressão arterial baixa e tontura, por exemplo.

Álcool metílico

Enquanto isso, o álcool metílico, ou metanol, é um solvente de força industrial usado para fabricar produtos como removedores de tinta ou acetona. O metanol e seus vapores são altamente inflamáveis ​​e requerem cuidados especiais para uso e transporte.

Continua após a publicidade

Além disso, é mais extremamente tóxico: a ingestão de apenas 10 mL pode resultar em cegueira permanente, e 30 mL podem induzir ao coma ou causar a morte, o que reforça a necessidade de saber os diferentes tipos de álcool e para que servem.

Fonte: Com informações: MedicineNet