Publicidade

Os 10 tipos de câncer mais comuns no Brasil

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Colin Behrens/Pixabay
Colin Behrens/Pixabay

No Brasil, mais de 220 mil pessoas morreram de câncer em 2018, segundo os dados mais recentes registrados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer). O câncer representa um conjunto de mais de 100 doenças diferentes que acarretam no crescimento descontrolado de células, na invasão de tecidos e na formação de tumores. Mas você sabe quais são os 10 tipos de câncer mais comuns?

10 - Câncer de tireoide

Por enquanto, a causa do câncer de tireoide ainda não é bem compreendida, mas na visão dos especialistas no assunto, o câncer na tireoide tem relação com hipertireoidismo, alterações dos hormônios sexuais, padrões dietéticos, obesidade e tabagismo. Os tratamentos geralmente bem-sucedidos incluem cirurgia, terapia hormonal, iodo radioativo, radioterapia e, em alguns casos, quimioterapia.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

9 - Câncer de esôfago

Os fatores de risco significativos para câncer de esôfago envolvem o tabagismo e o refluxo ácido mal controlado. Normalmente, os sintomas incluem dificuldade para engolir, perda involuntária de peso, dor no peito, piora da indigestão, azia, tosse ou rouquidão. Esse câncer é retirado por meio de cirurgia, mas também é comum a realização de quimioterapia e radioterapia. Segundo o Inca, o câncer de esôfago mais frequente é o carcinoma epidermoide escamoso, responsável por 96% dos casos. Outro tipo, o adenocarcinoma, vem aumentando significativamente.

8 - Câncer do sistema nervoso central

O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC), e de acordo com o Inca, os tumores do SNC devem-se ao crescimento de células anormais nos tecidos dessas localizações. O câncer do SNC representa de 1,4% a 1,8% de todos tumores malignos no mundo. Cerca de 88% dos tumores de SNC ocorrem no cérebro.

7 - Câncer de boca

Também chamado de câncer da cavidade oral, a doença em questão envolve um tumor maligno que afeta não apenas os lábios como também as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, ossos, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. O Inca aponta que esse tipo de câncer é mais comum em homens acima dos 40 anos, e a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

6 - Câncer de colo de útero

Continua após a publicidade

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (os tipos oncogênicos, ou seja, capazes de induzirem formação tumoral). Essa infecção é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença, mas em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. É importante a realização periódica do exame preventivo (também conhecido como Papanicolau).

5 - Câncer de estômago

O adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago, mas outros tipos de tumores, como linfomas e sarcomas, também podem ocorrer. Os linfomas são diagnosticados em cerca de 3% dos casos. Sarcomas são tumores raros, iniciados nos tecidos que dão origem a músculos, ossos e cartilagens. A doença atinge, em sua maioria, homens por volta dos 60 a 70 anos. Cerca de 65% dos pacientes têm mais de 50 anos. 

4 - Câncer de mama

Continua após a publicidade

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outras estruturas. Há vários tipos de câncer de mama, e alguns se desenvolvem mais rápido, enquanto outros crescem lentamente. Vale lembrar que o câncer de mama também acomete homens, embora seja raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. No Brasil, dedicamos o mês de outubro à conscientização sobre a doença. Já chegamos a fazer uma matéria sobre o impacto da tecnologia na prevenção do câncer de mama aqui no Canaltech.

3 - Câncer de próstata

Em terceiro lugar na lista de cânceres mais comuns, fica o de próstata.  A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

Continua após a publicidade

O Inca aponta que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

2 - Câncer de pulmão

Segundo o Inca, o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil, e o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão. O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, esse câncer está associado ao consumo de derivados de tabaco.

1 - Câncer de pele (não-melanoma)

Continua após a publicidade

O câncer de pele não-melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, conforme anuncia o Inca. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.

A doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, e pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas. Aqui no Canaltech, já fizemos uma matéria especial sobre como a tecnologia poder ser uma aliada contra o câncer de pele.

Fonte: Com informações do Inca