Publicidade

OMS pode declarar o fim da pandemia da covid-19 nos próximos dias

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Janeiro de 2023 às 10h20

Link copiado!

Fernando Zhiminaicela/Pixabay
Fernando Zhiminaicela/Pixabay

Até o final deste mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode declarar oficialmente o fim da pandemia da covid-19, dependendo da evolução do cenário epidemiológico do vírus. Se houver melhora, a decisão deve ser anunciada após a reunião do Comitê de Emergência da OMS, prevista para acontecer no dia 27 de janeiro.

A data da reunião que pode definir o fim da pandemia da covid-19 foi confirmada pela porta-voz da OMS, Carla Drysdale, na terça-feira (10), segundo a agência de notícias Reuters. Este comitê é responsável por aconselhar o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que terá a palavra final na questão. No entanto, é esperado que Tedros acompanhe a decisão do grupo de especialistas.

OMS e a pandemia da covid-19

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o coronavírus SARS-CoV-2 foi considerado uma ameça global — em termos oficiais, uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional —, pela primeira vez, em março de 2020 pela OMS e, desde então, inúmeras restrições foram adotadas e invenções foram desenvolvidas, como as vacinas, para conter o agente infeccioso que se espalhou por todo o mundo.

Em setembro de 2022, com a queda de casos da covid-19, a possibilidade da pandemia ser encerrada ganhou força, mas não chegou a ser oficialmente anunciada pela OMS. Hoje, o maior entrave para a decisão parece ser a explosão de novas infecções na China.

Desafios para o fim da pandemia da covid-19

Continua após a publicidade

Antes da pandemia ser oficialmente encerrada, é preciso entender os rumos do vírus na China, após o país ter flexibilizado a política de tolerância zero à covid-19. Segundo estudo da Universidade de Hong Kong, a China pode enfrentar quase 1 milhão de mortes em decorrência da nova onda do vírus.

Neste cenário, o Grupo Consultivo Técnico sobre Evolução de Vírus (TAG-VE) da OMS informou, em comunicado, que está acompanhando, de perto, a situação. Em paralelo, o grupo orienta que todos os países continuem vigilantes e monitorarem a evolução do coronavírus, especialmente das sublinhagens da Ômicron.

Além disso, a equipe de pesquisadores "está avaliando a proporção crescente de [casos relatados da cepa] XBB.1.5 nos Estados Unidos e em outros países. Uma avaliação de risco atualizada de XBB.1.5 está em andamento". Inclusive, esta nova cepa já foi identificada no interior do estado de São Paulo.

Fonte: OMS Reuters