Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ômicron pode causar mais reinfecções por covid-19, alertam especialistas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Dezembro de 2021 às 09h40

Link copiado!

photocreo/Envato
photocreo/Envato

Embora preocupante, a variante Ômicron do coronavírus ainda é responsável por uma série de questões ainda sem resposta. Uma delas é se a chance de reinfecção por covid-19 se tornar maior com o surgimento da nova cepa. Segundo cientistas da África do Sul (país onde a Ômicron foi encontrada pela primeira vez), a variante de fato tem proporcionado um número maior de reinfecções.

De acordo com Anne von Gottberg, especialista do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul, os próprios profissionais de saúde do país observaram um aumento nas reinfecções por causa da nova variante. “Acreditamos que a infecção anterior não oferece proteção contra a Ômicron”, declara. A cientista estima que o número de casos de covid-19 deve aumentar exponencialmente em toda a África do Sul.

Desde que a cepa foi descoberta, as farmacêuticas Pfizer, Janssen, Moderna e AstraZeneca trabalham para adaptar seus imunizantes. Mas por enquanto, sob o ponto de vista da cientista sul-africana, as vacinas devem proteger contra as formas graves da covid-19. "As vacinas sempre serviram para proteger contra doenças graves, hospitalizações e morte", relembra.

Continua após a publicidade

Atualmente, os especialitas afirmam que a Ômicron acompanha sintomas mais leves, mas ainda é um olhar cautelosamente otimista sobre a variante, considerando que os primeiros casos identificados eram de pessoas jovens, fora do grupo de risco.

Vale observar que o surgimento da Ômicron levou a um salto exponencial no número de casos no país africano, que se depara com a iminência de uma quarta onda. Em contrapartida, o novo cenário também levou um considerável número de pessoas a procurar pela vacinação contra a covid-19. Além da África do Sul, 19 países já reportaram casos da variante até agora.

Fonte: The Guardian