Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ocapi: raríssima "girafa listrada" engravida em zoológico dos EUA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Maio de 2022 às 17h30

Link copiado!

twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Você já ouviu falar em ocapi? Trata-se de um dos animais pré-históricos que existem até hoje. Apesar de suas pernas possuírem listras bem parecidas com as das zebras, essa espécie rara é considerada bem mais próxima das girafas. O Oklahoma City Zoo and Botanical Garden anunciou que a última ocapi nascida no zoológico está esperando um filhote!

O anúncio foi publicado nas próprias redes sociais do zoo, e a protagonista da novidade é a Kayin, que chegou até a fazer um ultrassom para confirmar a gestação. "Temos algumas novidades empolgantes se formando! O OKC Zoo está prestes a ter uma nova mamãe! Você consegue adivinhar a qual animal esse batimento cardíaco pertence?", brincou o zoo, ao postar o ultrassom no Twitter.

Continua após a publicidade

Agora, deve manter uma rotina de dieta específica para que a prole possa crescer saudável. A equipe também deve manter a fêmea o mais perto possível de Bosomi — o pai do filhote — durante toda a gravidez.

Os ocapis são mamíferos que vivem no nordeste da República Democrática do Congo, na África Central. Costumam atingir até 1,5 m de altura, um comprimento médio de 2,5 m e pesar até 350 kg. O animal surgiu cerca de 11,5 milhões de anos atrás, e compartilha o mesmo antepassado que deu origem às girafas.

De acordo com o próprio OKC Zoo, esses animais têm um padrão de listras e cheiro únicos, como impressões digitais, e contam com glândulas odoríferas em cada pata, que deixam um resíduo pegajoso por onde passam, como uma forma de marcar território. Infelizmente, ocapis estão ameaçados de extinção por conta de fatores como a caça ilegal, a perda de habitat e as práticas de mineração na África Central.

Fonte: UPI, OKC Zoo