Gigantes | Os maiores animais do mundo atual

Gigantes | Os maiores animais do mundo atual

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 28 de Novembro de 2021 às 14h30
dibrova/envato

Já provamos que o reino animal pode ser bem surpreendente, ao apresentar os animais com a maior expectativa de vida do mundo. Alguns se destacam por seus aspectos físicos e outros por sua estética (vide animais mais bonitos do mundo). Por outro lado, algumas criaturas se destacam na natureza apenas por seu tamanho exuberante. Com isso em mente, trazemos os maiores do mundo atual, ou seja: que ainda estão vivos.

6. Crocodilo-de-água-salgada

O mar pode esconder criaturas particularmente assustadoras (já mostramos 10 animais super estranhos que moram nas profundezas dos oceanos e 5 tubarões tão assustadores que vão te fazer gelar a espinha), e é lá que vive o maior réptil do mundo: o crocodilo-de-água-salgada. Os machos da espécie podem medir entre 6 e 7 metros de comprimento e pesar até 1.500 kg. Ele pode ser encontrado em uma variedade de regiões, desde a Austrália ao Sudeste Asiático.

5. Tubarão-baleia

Um dos maiores animais do mundo é o tubarão-baleia, sendo o maior peixe (Imagem: pcowell/envato)

O maior peixe do mundo é o tubarão-baleia, que pode atingir até 14 metros de comprimento. Em vez de procurar e atacar outras criaturas do oceano para se sustentar, esse animal simplesmente nada com sua grande boca aberta, sugando todo o plâncton por onde passa. Ele podem ser encontrado em muitos oceanos tropicais e difere de outros tipos de tubarões devido ao corpo cheio de pontinhos brancos. O maior indivíduo registrado chegava a pesar cerca de 21,5 toneladas.

4. Girafa

A girafa é o animal mais alto do mundo (Imagem: David Clode/Unsplash)

No que diz respeito unicamente a altura, a girafa é insuperável. Simplesmente o animal mais alto do mundo! Os machos chegam a quase 6 metros, e o peso de uma girafa pode ultrapassar os 500 kg. O que mais chama a atenção nesse animal, claramente, é seu pescoço, que pode chegar até 2,4 metros de comprimento. Com um pescoço tão grande, a girafa costuma buscar seu alimento no alto das árvores. Uma curiosidade é que a língua da girafa pode medir até 45 centímetros.

3. Elefante-africano

Elefante-africano é o maior animal terrestre (Imagem: CreativeNature_nl/envato)

O elefante-africano chega a 3,2 metros de altura e pesa 6 toneladas, o que o torna o maior animal terrestre existente. O maior exemplar já registado tinha cerca de 12,3 toneladas. O animal também é notável por sua tromba hábil e sensível, que é composta por mais de 40 mil músculos e tendões, posibilitando manusear objetos de todos os tamanhos com facilidade. A espécie pode ser encontrada na maioria dos países da África.

2. Lula-colossal

A lula-colossal entra nessa lista com seus nada menos que 15 metros de comprimento, embora haja estimativas de que possa chegar até 22 metros. Uma curiosidade é que ela possui o maior globo ocular conhecido no reino animal: há registros de uma com o globo ocular de 27 cm de diâmetro e 9 cm de pupila. A lula-colossal é considerada o maior invertebrado, e habita as profundezas do Oceano Atlântico.

Qual o maior animal do mundo?

E finalmente... se você perguntar "qual o maior animal do mundo?", a resposta é unânime: a baleia-azul, que geralmente varia entre 21 e 30 metros de comprimento, embora haja registros de algumas que ultrapassaram essa marca. São animais vistos em todos os oceanos do globo, muitas vezes viajando aos pares, mas a maior parte se mantém na costa da Califórnia.

A baleia-azul costuma se alimentar de krills (um tipo de crustáceo), e precisa consumir entre 2 e 4 toneladas, o que justifica seu peso: há registros de 150 a 180 toneladas, aproximadamente.

Fonte: Stacker, One Kind Planet, A-Z Animals

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.