Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Obesidade e Alzheimer causam o mesmo tipo de neurodegeneração no cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Fevereiro de 2023 às 15h20

Link copiado!

AnnaStills/Envato
AnnaStills/Envato

Um novo estudo publicado no periódico Journal of Alzheimer's Disease sugere que a obesidade pode aumentar a chance de desenvolver a doença de Alzheimer. Enquanto isso, perder peso pode diminuir o risco de declínio cognitivo.

Para chegar a essa descoberta, os cientistas analisaram mais de 1.300 indivíduos e compararam os padrões da massa cinzenta de pessoas com doença de Alzheimer com os de participantes saudáveis.

Depois disso, a equipe ainda criou mapas cerebrais de atrofia da massa cinzenta para todos os participantes. Através dessa análise, foi possível concluir que a obesidade e a doença de Alzheimer afetaram a massa cinzenta de maneira semelhante, sugerindo que ambas poderiam causar o mesmo tipo de neurodegeneração no cérebro.

Continua após a publicidade

O que é a massa cinzenta no cérebro

A massa cinzenta tem esse nome por conta da tonalidade da alta concentração de corpos celulares neuronais. Na prática, é a camada mais externa do cérebro. Envolve o cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal.

Ao longo do desenvolvimento de um ser humano, a massa cinzenta continua a se formar até os oito anos de idade. A camada externa de toda a massa cinzenta é conhecida como o córtex cerebral, mas existem também algumas áreas de massa cinzenta nos núcleos do cérebro.

Continua após a publicidade

A substância desempenha um papel significativo no controle dos movimentos, nas memórias e no gerenciamento das emoções. Isso quer dizer que personalidade, inteligência, função motora, planejamento, organização, processamento de linguagem e processamento de informações sensoriais são resultado da massa cinzenta.

Obesidade e Alzheimer

Anteriormente, estudos apontaram que alimentos ultraprocessados contribuem para declínio cognitivo, além de serem um dos responsáveis pela obesidade infantil.

Um estudo de Yale observou, ainda, que a obesidade infantil está associada a riscos contra a saúde cerebral. Os pesquisadores observaram que crianças acima do peso podem apresentar deficiências estruturais e funcionais do cérebro, o que resulta em uma redução no desempenho acadêmico.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Alzheimer's Disease via Healthline