Publicidade

O seu café de todo dia pode interferir nos efeitos da sua medicação; entenda

Por  | 

Compartilhe:
Chris Benson/Unsplash
Chris Benson/Unsplash

Você só começa depois de uma xícara de café? Então é necessário ficar atento, já que essa bebida tão presente no nosso cotidiano pode interferir na ação de certos medicamentos. A interação entre a cafeína e alguns fármacos pode reduzir a eficácia do tratamento ou até potencializar efeitos indesejados.

Medicamentos para gripe, resfriado e até para TDAH frequentemente contêm substâncias estimulantes, como a pseudoefedrina. Ao combiná-los com café, que também é um estimulante, o resultado pode ser excesso de agitação, insônia, aumento da frequência cardíaca e até dores de cabeça. O mesmo vale para medicamentos usados em crises de asma, como a teofilina.

Remédio em jejum antes de tomar café

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Se você toma levotiroxina para tratar hipotireoidismo, atenção ao horário do café. A bebida pode reduzir a absorção do medicamento, comprometendo seus efeitos.

O ideal é esperar de 30 a 60 minutos após o remédio para ingerir qualquer alimento ou bebida, inclusive o café. O mesmo cuidado vale para alguns medicamentos usados no tratamento da osteoporose.

Cafeína e antidepressivos

Vale alertar que antidepressivos como sertralina ou amitriptilina podem ter sua ação alterada quando combinadas com cafeína. Isso porque ambas disputam o mesmo caminho de metabolização no fígado, o que pode desacelerar a eliminação do medicamento ou da própria cafeína, aumentando o risco de efeitos colaterais como ansiedade, tremores ou sonolência excessiva.

A cafeína também pode elevar temporariamente a pressão arterial e a frequência dos batimentos cardíacos. Por isso, se você faz uso de medicamentos para hipertensão ou arritmia, vale observar como seu corpo reage e conversar com seu médico sobre o consumo ideal.

Fique sempre atento às orientações médicas e respeite os horários de cada remédio. Seu café pode continuar fazendo parte da rotina, desde que não atrapalhe a sua saúde.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | MOLHE O CAFÉ ANTES DO PREPARO

Fonte: The Conversation, International Journal of Molecular Sciences, BioMed Research International