O que são calorias?
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Quando o assunto é nutrição, dieta e vida saudável, o termo calorias costuma aparecer. Afinal, precisamos delas para sobreviver e manter nosso organismo em operação. Além disso, entender que elas não são obrigatoriamente algo ruim para o corpo é um processo importante para fazer as pazes com a alimentação.
Para entender, as calorias são apenas unidades de energia que alimentos ou bebidas fornecem para quem os consome. E nada mais. Inclusive, estes números podem ser consultados em diferentes aplicativos, como MyFitnessPal, Tecnonutri, Samsung Helth e Lifesum, ou em tabelas nutricionais.
A questão é que alguns tipos de alimentos, como os mais gordurosos, fritos ou açucarados, costumam ter mais colorias. No entanto, uma maçã e uma banana também têm o seu número específico de calorias. Uma exceção curiosa é a água, já que possuí zero calorias.
Existe uma quantidade certa de calorias para serem consumidas por dias?
Com tantas diferenças entre os tipos de corpos, idades e rotinas diferentes é praticamente impossível determinar uma quantidade ideal de calorias que devem ser ingeridas diariamente. Por exemplo, na contagem deve ser considerado quão ativa uma pessoa é ou ainda se tem hábitos mais sedentários. O mesmo dilema vale para a quantidade ideal de água.
Qual é o padrão geral?
Sabendo de todas as limitações dessas regras, as Diretrizes Dietéticas para os Americanos (DGA) explica que, em média, as mulheres podem ingerir de 1.600 a 2.000 calorias por dia. Enquanto isso, os homens devem ingerir cerca de 2.000 a 3.000 calorias por dia.
Vale reforçar que, segundo as próprias diretrizes, o número total de calorias que uma pessoa precisa todos os dias pode variar. Além disso, a conta depende da idade, peso, sexo, quanta atividade física você faz e se está grávida ou amamentando. Sempre que possível, o ideal é buscar auxílio de um nutricionista.
Quantas calorias estão presentes em um alimento?
É importante explicar que cada tipo de alimento possuí um número específico de calorias e, muito provavelmente, ninguém sabe isso de cor. Quando necessário, a ideia é simplesmente checar em alguma plataforma de referência.
A seguir, confira uma lista de calorias presentes em alimentos, baseada no Samsung Health:
- Copo de leite integral (244 g): 146 calorias;
- Copo de leite integral com chocolate (250 g): 208 calorias;
- Xícara de café (180 ml): 30 calorias;
- Bisnaguinha (20 g): 62 calorias;
- Suco de laranja (248 g): 112 calorias;
- Maçã (unidade): 72 calorias;
- Banana (unidade): 105 calorias;
- Chocolate ao leite (25 g): 138 calorias;
- Hambúrguer de queijo com bacon e condimentos (195 g): 608 calorias.
Calorias me impedem de perder peso?
Para perder peso, a regra aparentemente parece simples: a quantidade de calorias ingeridas deve ser menor que as que foram "perdidas" (gastas) durante o dia. Isso porque, quando ingerimos mais calorias do que o corpo precisa — esta se torna excedente calórico —, elas serão armazenadas como gordura corporal e, no futuro, poderão contribuir com o excesso de peso.
Agora, consumir uma quantidade menor de calorias e gastar energia através de atividades físicas tendem a levar a maioria das pessoas a emagrecer, exceto em casos de doenças ou de outras alterações hormonais. No cenário ideal, a pessoa termina o dia com déficit calórico, o que promove o emagrecimento contínuo.
Atenção: apesar da conta ser lógica, é preciso consumir um número suficiente de calorias para que o corpo continue a funcionar e a pessoa não passe mal, ainda mais porque realizará atividades físicas.
Além da quantidade de calorias e da atividade física, outros fatores podem impactar na perda ou ganho de peso. É o caso de noites de insônia ou de um sono de má qualidade, quando são frequentes. A tendência é que afetem o ciclo circadiano do corpo e, com isso, a pessoa passe a comer mais. Recentemente, um estudo concluiu que boas noites de sono podem ajudar na perda de peso.
Fonte: LiveScience, DGA e Ministério da Saúde