Dormir mais pode ajudar a perder peso, diz estudo

Dormir mais pode ajudar a perder peso, diz estudo

Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela | 10 de Fevereiro de 2022 às 08h30
twenty20photos/envato

Dormir um pouco mais de uma hora por noite pode reduzir a ingestão de calorias diárias, de acordo com um pequeno estudo norte-americano. Para isso, os participantes do experimento não precisaram alterar a dieta e nem mudar suas rotinas de exercícios. Os resultados apontam para a importância de uma boa noite de descanso.

Publicado na plataforma JAMA Internal Medicine, o estudo sobre a relação entre o tempo dormido e a ingestão de calorias foi desenvolvido por pesquisadores da UChicago e da Universidade de Wisconsin-Madison, ambas nos Estados Unidos.

Entenda o estudo

Dormir bem reduz a ingestão de calorias no dia seguinte (Imagem: Reprodução/Twenty20photos/Envato)

“Ao longo dos anos, nós e outros [grupos de pesquisadores] mostramos que a restrição do sono tem um efeito na regulação do apetite que leva ao aumento da ingestão de alimentos e, portanto, coloca você em risco de ganho de peso ao longo do tempo”, explica Esra Tasali, diretora do UChicago Sleep Center, em comunicado.

“Mais recentemente, a pergunta que todos estravávamos fazendo era: ‘Bem, se é isso que acontece com a perda de sono, podemos prolongar o sono e reverter alguns desses resultados adversos?”, comenta Tasali sobre os motivos que os levaram a esta nova pesquisa.

No ensaio clínico randomizado, foram selecionados 80 voluntários com mais de 18 anos. Além disso, esses participantes apresentavam excesso de peso e dormiam, em média, menos de 6,5 horas por noite. Quando o período de descanso se prolongava por mais 1,2 hora, a pessoa reduzia a ingestão calórica em uma média de 270 kcal (calorias) por dia.

Dormir é uma estratégia para perda de peso?

Vale explicar que o estudo não foi projetado para analisar a perda de peso e durou apenas duas semanas — um curto período —, mas os pesquisadores conseguiram identificar os efeitos da mudança ao "corrigir" os padrões de sono.

Com uma ingestão calórica menor, os autores do estudo pensam que esses efeitos, durante três anos, poderiam se refletir na perda de 12 kg em um cenário ideal. "Se hábitos saudáveis ​​de sono forem mantidos por mais tempo, isso levaria a uma perda de peso clinicamente importante ao longo do tempo", reforça Tasali.

“Muitas pessoas estão trabalhando duro para encontrar maneiras de diminuir sua ingestão calórica para perder peso — bem, apenas dormindo mais, você pode reduzir [seu peso] substancialmente”, completa a pesquisadora. Agora, mais estudos devem ser realizados para avaliar esses benefícios, principalmente em grupos maiores de pessoas.

Fonte: UChicago e JAMA   

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