Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Trepanação | Medicina já tratou problema mental com furo no crânio

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Novembro de 2021 às 19h00

Link copiado!

Meta Zahren/Unsplash
Meta Zahren/Unsplash

A lobotomia é um método polêmico que ainda causa impacto na sociedade. No entanto, nas civilizações antigas, o tratamento para problemas de saúde mental era completamente diferente. Em vez da lobotomia, utilizava-se um procedimento chamado trepanação, que envolvia fazer um furo no crânio, uma espécie de craniotomia. Essa técnica agressiva era realizada com o objetivo de aliviar a pressão intracraniana atribuída ao acúmulo de sangue.

O que é trepanação?

Os mais antigos crânios descobertos com evidências de trepanação são realmente antigos (6.000 aC) e surgiram do norte da África, Ucrânia e Portugal. No entanto, crânios com marcas de uma técnica de trepanação menos rudimentar também foram descobertos na República Tcheca, França e algumas regiões da América do Sul.

Continua após a publicidade

Também há evidências que sugerem que a trepanação continuou a ocorrer em partes da Europa medieval, como a Espanha. Os especialistas estimam que o procedimento atingiu um alto nível de popularidade entre os séculos 14 e 16, na América do Sul.

As evidências apontam que os primeiros ancestrais podem ter praticado com crânios de animais ainda vivos, como uma intervenção veterinária. Acredita-se que a cirurgia era considerada a solução para vários tipos de doenças, e nos seres humanos, usada para tratar ferimentos cranianos, doenças mentais e epilepsia. Entretanto, arqueólogos sugerem que a trepanação poderia ter sido utilizada também para fins religiosos, como o exorcismo.

Como era o método de trepanação

Continua após a publicidade

Principais métodos de trepanação

Ao longo do tempo, cinco métodos principais de trepanação foram descobertos.

  1. O primeiro envolvia cortes retangulares que se cruzavam, feitos com facas de pedra dura e mais tarde com facas de metal;

  2. O segundo método era a raspagem com uma pederneira, algo mais comumente encontrado na Itália, na Renascença;

  3. O terceiro método, usado até recentemente no Quênia, era cortar uma fissura circular e então retirar o disco de osso;

  4. O quarto método consistia no uso de uma trefina (um instrumento cirúrgico com uma lâmina cilíndrica, tipo uma broca-copo), e pode ter se desenvolvido a partir do terceiro;

  5. Já o quinto método consistia em fazer um círculo de orifícios bem espaçados e então cortar o osso entre os orifícios. Esse método foi adotado pelos árabes, usado também no Peru e, até recentemente, no Norte da África.

Fonte: Discover Magazine, Medical News Today, The Reader