O que é procrastinação na hora de dormir?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Você é constantemente perseguido pela procrastinação? Muitas pessoas inconscientemente procrastinam até mesmo na hora de dormir, evitando deitar no momento necessário. Segundo a Sleep Foundation, reduzir o sono pode ter efeitos negativos significativos na saúde mental, física e emocional, com consequências a curto e longo prazo.
- Insônia: o que é, quais são os riscos e como tratar
- Pandemia silenciosa de insônia se instaura paralelamente à covid-19
A organização aponta que três fatores são necessários para que um sono tardio seja considerado procrastinação na hora de dormir: adiar o momento de deitar, reduzindo o tempo total de sono; a ausência de um motivo válido para ficar acordado até mais tarde do que o pretendido e a consciência de que atrasar a hora de dormir pode levar a consequências negativas.
Os comportamentos de procrastinação na hora de dormir refletem a procrastinação em outros contextos, como evitar fazer determinadas tarefas. O que acontece é que o sono acaba reduzido em favor de atividades que oferecem prazer mais imediato, como assistir TV, passar tempo com amigos ou jogar videogame.
Por enquanto, ainda são novos os debates sobre a psicologia por trás dessa redução voluntária do sono. Segundo a organização, as pessoas que procrastinam a hora de dormir sabem e geralmente querem dormir o suficiente, mas não conseguem fazer isso.
Os perigos da procrastinação na hora de dormir
Quando o ser humano fica sem horas suficientes de sono, a mente e o corpo não podem recarregar adequadamente, o que pode ter efeitos negativos generalizados na saúde. O sono insuficiente prejudica a memória e as decisões, além de aumentar o risco de sonolência diurna, o que pode atrapalhar a produtividade e o desempenho acadêmico, ao mesmo tempo em que aumenta os riscos de dirigir com sono.
A falta de sono também está ligada à irritabilidade e outras dificuldades em regular as emoções, além de haver uma relação direta com distúrbios de saúde mental, como depressão e ansiedade. A procrastinação na hora de dormir é tão séria que pode tornar as pessoas mais suscetíveis a problemas cardiovasculares e distúrbios metabólicos, como diabetes. Felizmente, temos algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono.
Fonte: Sleep Foundation, Educational Research Review, Science Focus