Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é névoa mental e como se livrar dela

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Janeiro de 2022 às 09h40

Link copiado!

Rawpixel
Rawpixel

Desde o início da pandemia, um misterioso sintoma despertou curiosidade: névoa mental. O termo foi designado a experiências de dificuldades cognitivas, e associado a casos de covid longa (sob a especulação de que o vírus pode atingir o cérebro e interferir diretamente na cognição). No entanto, outras possíveis causas já foram observadas, como os medicamentos usados na quimioterapia, por exemplo.

Alguns especialistas apontam que aspectos emocionais ou sociais também podem contribuir para o surgimento da névoa mental, principalmente levando em conta os relatos de algumas pessoas que não tiveram covid-19 mas mesmo assim sentiram cansaço e distração além do comum. Essa névoa também foi relacionada com o estresse gerado pelo próprio estresse de lutar contra a doença.

Sintomas da névoa mental

Continua após a publicidade

Por enquanto, os sintomas da névoa mental vêm de relatos dos próprios pacientes, e consistem basicamente em:

  • Falhas na memória
  • Dificuldade para se concentrar
  • Distração
  • Exaustão mental
  • Dificuldade em fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo
  • Dor de cabeça

Como se livrar da névoa mental

Continua após a publicidade

No geral, os especialistas recomendam aderir a determinados comportamentos que possam ajudar a se organizar e a se lembrar das coisas, como utilizar agendas (mesmo as digitais). Mas a principal dica é evitar a multitarefa: concentrar-se apenas em um objetivo por vez pode ser crucial para não se perder.

Dar preferência a hábitos saudáveis, com alimentação balanceada, sem álcool ou drogas, também pode trazer resultados positivos. Outro comportamento para combater a névoa mental é dormir na medida certa. De qualquer forma, é importante procurar a ajuda de um especialista.

Fonte: Science Focus, Very Well Mind