O que acontece com o cérebro quando a pessoa morre?

O que acontece com o cérebro quando a pessoa morre?

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 24 de Janeiro de 2022 às 14h30
MappingTheory/Envato

O que acontece com o cérebro quando a pessoa morre? Ao longo dos anos, diversos pesquisadores se prontificaram a desvendar o mistério. Um estudo da Universidade de Michigan (EUA), por exemplo, já chegou a perceber que a atividade cerebral de roedores aumentou nos momentos que antecederam sua morte.

O artigo constatou que a redução de oxigênio durante uma parada cardíaca pode estimular a atividade cerebral. Posteriormente, um estudo da Universidade Stony Brook (EUA) entrevistou pessoas que sobreviveram a uma parada cardíaca e relataram lembranças dos eventos relacionados à sua reanimação.

O conhecimento geral é de que o cérebro não pode funcionar quando o coração para de bater, mas o estudo argumenta que a percepção consciente parece ter continuado por até três minutos depois que o coração sofreu uma parada.

Ainda assim, os especialistas batem na tecla de que essa "consciência" pode ser apenas uma resposta neurológica ao estresse dos eventos cardíacos: uma experiência cognitiva anterior, que os pacientes acabam confundindo, achando que aconteceu depois de sua morte clínica.

Ciência explica o que acontece com o cérebro quando a pessoa morre (Imagem: cookelma/envato)

Em entrevista à Vice, especialistas chegaram a apresentar uma teoria: o cérebro tende a perder as funções gradativamente, primeiro deixando para trás características como o senso de identidade e a capacidade de pensar no futuro. É algo que leva de dez a 20 segundos para acontecer.

Com isso, à medida que a onda de células cerebrais sem sangue se espalha, as memórias e os centros de entram em "curto", até restar apenas um núcleo, o que caracteriza estado vegetativo. Em outras palavras, não há consciência alguma dos arredores. Nos últimos instantes, resta apenas a capacidade de respirar, até que não seja mais possível.

Fonte: PNAS, Ressuscitation Journal, Vice, Science Alert

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.