Publicidade

O cheiro pode influenciar a percepção visual do ser humano

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Agosto de 2022 às 13h51

Link copiado!

Wavebreakmedia/envato
Wavebreakmedia/envato

O cheiro pode influenciar a percepção visual do ser humano, conforme apontam os autores de um artigo científico publicado na PLOS One. Os pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) apontam que, quando alguém está submetido a um cheiro agradável, a percepção da emoção agradável melhora. O mesmo acontece com cheiros desagradáveis.

Segundo os pesquisadores, o estímulo de cheiro está sempre conectado a um julgamento de agradabilidade. Para testar isso, a equipe usou imagens que retratavam um gradual de emoções, ou seja: caricaturas que expressavam alegria, tristeza, etc.

Depois de expor os participantes a essas ilustrações, o grupo buscou compreender como as pessoas avaliavam ou julgavam aquela emoção. Na prática, os envolvidos olhavam para o rosto no desenho e diziam qual emoção a caricatura estava expressando.

Continua após a publicidade

Só que os participantes não foram informados que o experimento era sobre cheiros. A premissa, conforme o que eles tinham sido instruídos, era identificar a rapidez na detecção de quais emoções eram estampadas naquelas caricaturas.

Durante o experimento, os pesquisadores colocavam alguma substância, como ácido butírico, com odor de manteiga, acetato de isoamila, odor forte similar ao de banana, ou até mesmo capim-limão. Só depois do estudo é que a equipe explicava que o objetivo era verificar se ter cheiros chegando ao nariz simultaneamente ao julgamento da emoção afetava o discernimento.

Qual a importância do cheiro para o ser humano?

Continua após a publicidade

O cheiro é muito mais importante ao ser humano do que imaginamos. Para se ter uma noção, cientistas israelenses descobriram que pessoas com cheiros parecidos têm mais chances de se tornarem amigos. Segundo o estudo, os odores corporais entre pessoas com laços de amizade são 20% mais similares que o de pares de pessoas aleatórias.

Além disso, nosso odor corporal pode revelar detalhes sobre nossa saúde, como a presença de doenças, por exemplo. Um estudo chegou a sugerir que pessoas solteiras têm cheiro corporal diferenciado. No estudo em questão, mulheres receberam camisetas usadas de homens aleatórios e foram solicitadas a classificá-las de acordo com o quão agradáveis ​​elas eram.

Fonte: PLOS One via Fapesp