Pirulito coleta saliva para exames médicos como um swab
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Pesquisadores desenvolveram um novo pirulito que coleta saliva para fazer o diagnóstico de doenças. As informações foram publicadas na revista científica Analytical Chemistry. O protótipo promete ser bem menos invasivo e desconfortável que os utilizados normalmente nas farmácias, que precisam coletar amostras direto da garganta.
- Com biossensor e saliva, tecnologia brasileira identifica COVID em 15 segundos
- USP desenvolve teste que detecta coronavírus pela saliva
É muito comum a coleta de saliva para o diagnóstico de uma ampla variedade de doenças. Com a covid-19, por exemplo, tivemos a presença marcante do teste PCR com saliva, que chegou a se mostrar tão eficaz quanto o nasal. Agora, a ideia dos cientistas é tornar o processo mais agradável.
Pirulito facilita coleta de saliva em exames
Conforme anunciou o estudo, o pirulito pode capturar bactérias de adultos permanecer estável por até um ano. Os participantes da pesquisa também preferiram o método de coleta com o pirulito, em comparação aos sistemas de coleta convencionais.
O pirulito chama CandyCollect, e conta com um bastão em forma de colher com um sulco em forma de espiral esculpido no topo. Essa extremidade achatada é coberta com bala de isomalte, permitindo que a saliva flua facilmente para o sulco.
Para o estudo, os pesquisadores enviaram o CandyCollect e dois kits convencionais de amostragem de saliva a 28 voluntários adultos, que os usaram, responderam a algumas perguntas da pesquisa e enviaram os dispositivos de volta ao laboratório.
No questionário, a maioria dos participantes também alegou que os pirulitos foram o método "mais higiênico" e "menos nojento" entre os métodos disponíveis.
Em fases anteriores do estudo, o grupo conseguiu provar dispositivo poderia capturar a bactéria responsável pela faringite estreptocócica (uma doença caracterizada, principalmente, pela dor ou inflamação da garganta). A ideia agora é identificar outras bactérias e ver como o sistema se compara a outros métodos de amostragem de saliva domésticos disponíveis comercialmente.
Teste de gravidez em saliva
Falando em exames de saliva, recentemente, a empresa israelense Salignostics desenvolveu o primeiro teste de gravidez que utiliza saliva ao invés de outros fluidos corporais. Chamado Salistick, o kit está a venda em países como Reino Unido e na Irlanda.
O teste de saliva inclui um swab para coleta, que deve ser rotacionado pela saliva do interior da boca por 90 segundos e então inserido na unidade analítica. De 5 a 15 minutos depois, o resultado já fica disponível. É um grande avanço para os testes de gravidez.
Fonte: Analytical Chemistry