PCR com saliva é mais preciso que swab nasal, descobrem pesquisadores

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Março de 2022 às 11h30

gpointstudio/envato

Uma equipe de pesquisadores norte-americanos descobriu que usar amostras da saliva do paciente em um exame RT-PCR para a covid-19 é a melhor opção. Isso quando se compara os resultados com a coleta feita a partir do swab (cotonete) nasal. Através da saliva, é possível identificar os casos positivos antes mesmo de apresentarem os primeiros sintomas.

Publicado na revista científica Microbiology Spectrum, o manuscrito — texto original de um estudo que não passou por revisão de outros cientistas — sobre o melhor local de coleta de amostras do teste da covid-19 foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

"A saliva foi mais sensível no início da infecção, quando a transmissão era mais provável de ocorrer, sugerindo que pode ser uma ferramenta de triagem superior e mais econômica contra a covid-19", explicam os autores do estudo.

"O manuscrito apresenta a primeira evidência de que o RT-PCR baseado em saliva é mais sensível que o RT-PCR baseado em MTS [swab nasal] na detecção de SARS-CoV-2 durante o período pré-sintomático — o período crítico para a transmissão involuntária", reforçam os cientistas. Até então, existiam relatos contraditórios sobre a sensibilidade da saliva e a dos swabs nasais.

PCR com saliva: o estudo

Para chegar a esta conclusão, o grupo de cientistas realizou testes semanais de amostras de saliva de voluntários saudáveis ​​entre maio de 2020 e abril de 2021. O único critério era a pessoa ter entrado em contato com um caso confirmado da covid-19. Segundo os pesquisadores, os pacientes que testaram positivo passaram a apresentar sintomas apenas um ou dois dias depois. Esta relação era mais intensa e forte quando a amostra coletada era de saliva.

“No início do curso da infecção, a saliva era significativamente mais sensível do que as zaragatoas [cotonetes] nasais”, comenta Donald K. Milton, professor da Universidade de Maryland, em comunicado. Neste momento, é possível que os primeiros sintomas da covid-19 nem tenham se manifestado ainda. Aqui, vale lembrar que a transmissão pré-sintomática desempenha um papel importante na atual pandemia, já que os indivíduos ainda não estão em isolamento e transmitem o vírus para outras pessoas saudáveis.

“Nossa pesquisa apoia o uso de saliva em triagem em larga escala em escolas e locais de trabalho, como forma de melhorar as taxas de triagem, bem como a detecção precoce”, completa o professor Milton.

Fonte: Microbiology SpectrumAmerican Society for Microbiology