Novo estudo revela como moléculas podem levar ao envelhecimento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Abril de 2023 às 16h10

Eduardo Barrios/Unsplash

Em estudo publicado na revista científica Nature Aging no último dia 30, pesquisadores descobriram detalhes como as moléculas das células senescentes (também chamadas de células zumbis, uma vez que não morrem, mas param de se dividir devido a danos ou estresse) levam ao envelhecimento.

Conforme aponta o estudo, essas células secretam moléculas que estimulam o sistema imunológico e provocam inflamações, mas não são de todo ruim, uma vez que ajudam a reparar tecidos danificados. O que acontece é que, conforme o corpo envelhece, elas começam a acumular e causar inflamações que contribuem para doenças relacionadas à idade, como câncer ou Alzheimer.

No artigo, os pesquisadores também descobriram que as células envelhecidas passam por um processo chamado "transcrição enigmática", que é quando usam fragmentos de genes para construir pequenas moléculas de RNA (composto por apenas uma fita, que por sua vez se desenvolve no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA).

Uma das teorias dos pesquisadores é que a produção dessas pequenas moléculas pode esgotar os recursos da célula, fazendo com que ela cresça cada vez menos eficiente com a idade. Além disso, a célula pode usar as instruções contidas no RNA para construir proteínas minúsculas que de alguma forma interferem nas funções normais da célula.

Por que é importante entender o envelhecimento?

Aprender por que essas células sofrem transcrição enigmática e como isso afeta o envelhecimento pode ser a chave para a compreensão geral dos cientistas sobre o processo de envelhecimento. A ideia é que, no futuro, esse conhecimento ajude a encontrar uma solução para prolongar a expectativa de vida e prevenir doenças relacionadas à idade.

Atualmente, pesquisadores do mundo inteiro se concentram em retardar o envelhecimento através de diferentes técnicas. Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel, por exemplo, descobriu uma maneira de reverter o envelhecimento natural das células do sistema imunológico