/i578978.jpeg)
Qual a diferença entre DNA e RNA?
Você sabe qual a diferença entre DNA e RNA? Embora esses dois ácidos nucleicos encontrados em praticamente todas as células humanas tenham muito em comum, não podemos confundi-los, uma vez que suas estruturas e suas funções são notavelmente distintas.
- 1º sequenciamento completo do genoma humano é feito; entenda
- 1ª vacina de RNA brasileira começa a ser testada em humanos; saiba os detalhes
O que é DNA
/i436595.jpeg)
O ácido desoxirribonucleico, mais conhecido como DNA, tem uma relação direta com o armazenamento e a transmissão das informações genéticas de um ser vivo. Isso quer dizer que todas as informações necessárias para o funcionamento desse organismo e para que ele tenha as características que o definem se devem a esse ácido.
O DNA é formado por moléculas orgânicas chamadas de nucleotídeos, que nesse caso podem ser divididas em três partes diferentes: base nitrogenada (adenina, timina, guanina ou citosina), desoxirribose (açúcar que apresenta moléculas formadas por cinco átomos de carbono) e fosfato. Uma característica chamativa é sua fita dupla, em forma de espiral.
Quando os seres vivos (animais, plantas e até microorganismos) replicam seu DNA, conseguem transmitir suas características aos seus descendentes. Assim, a informação genética faz com que tenham suas formas específicas, sendo responsável pelas características das pessoas, como a cor do cabelo, por exemplo.
O que é RNA
/i559483.jpeg)
O ácido ribonucleico (RNA) também é formado por uma cadeia de nucleotídeos, mas nesse caso, o açúcar é a ribose, e as bases nitrogenadas são a adenina, guanina, citosina e uracila. Além disso, é composto por apenas uma fita, que por sua vez se desenvolve no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA.
Com a ascensão das campanhas de imunização contra a covid-19, muito se falou sobre as vacinas de RNA mensageiro (mRNA), como é o caso das fórmulas da Pfizer e da Moderna, por exemplo. Cabe ao RNA mensageiro transcrever o código genético do DNA em uma forma que pode ser lida e usada para produzir proteínas.
Embora o RNA mensageiro seja o mais famoso, há outros dois tipos: o RNA transportador, que fica no citoplasma celular e transporta os aminoácidos destinados à formação das proteínas até os ribossomos e o próprio RNA ribossômico, responsável por interpretar a sequência de bases do RNA mensageiro e sintetizar, de fato, a proteína.
Qual a diferença?
DNA e RNA se diferenciam, então, por vários fatores: desde a função até as estruturas. Enquanto o DNA armazena informação genética, controla a atividade celular e possui cadeias longas com milhares de nucleótidos, o RNA sintetiza proteínas, transfere informação do DNA até a célula e possui uma cadeia curta com centenas de nucleotídeos.
A localização também é uma importante diferença entre os dois, uma vez que o DNA é encontrado no núcleo de uma célula (salvo o DNA mitocondrial, que se encontra na mitocôndria) e o RNA pode ser encontrado no citoplasma e até no ribossomo.
Fonte: Nature Education, National Library of Medicine, National Human Genome Research Institute
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.