Publicidade

Nova variante do coronavírus está se espalhando rapidamente pela Europa

Por| 21 de Dezembro de 2020 às 17h00

Link copiado!

Kjpargeter/Freepik
Kjpargeter/Freepik

Em algumas regiões da Inglaterra, uma nova cepa do coronavírus foi detectada e pode ser altamente transmissível. Batizada de VUI-202012/1, a mutação fez com que o governo do país aplicasse medidas rígidas de distanciamento social nesta época de Natal para evitar a rápida propagação.

A cepa, encontrada anteriormente em outros países, como Austrália, Dinamarca e Holanda, foi detectada em todas as partes do Reino Unido, com exceção da Irlanda do Norte. Além disso, variantes similares foram encontradas em países como África do Sul e Holanda. Com a descoberta, diversos países estão proibindo a entrada de voos vindos do Reino Unido, França, Finlândia, Itália e Turquia.

Nesta segunda-feira (21), um grupo de representantes da União Europeia irá se reunir para avaliar a ameaça da nova variante do vírus e organizar medidas de prevenção conjuntas.

Continua após a publicidade

Mais perigoso?

Por enquanto, não é motivo para alerta em relação à mortalidade da cepa VUI-202012/1, que não se mostra mais perigosa. No entanto, é muito menos resistente à vacina. Porém, de acordo com resultados de pesquisa atuais, ele chega a ser 70% mais transmissível. A taxa de transmissão ainda precisa ser confirmada por especialistas.

"Ainda é muito cedo para dizer... mas, pelo que vimos até agora, está se espalhando muito rápido, está crescendo mais do que (a primeira variente) já cresceu, então é importante ficar de olho nisso", diz o médico Erik Volz, no Imperial College London. No Reino Unido, no último domingo (20), o número de casos apresentou um aumento de 51,2% em relação à semana anterior.

Continua após a publicidade

Fonte: Independent