Nova molécula pode impedir a perda óssea e ajudar no combate ao câncer

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Dezembro de 2022 às 13h20

liufuyu/envato

Cientistas alemães descobriram uma forma de controlar o impacto do câncer na saúde dos ossos através de uma nova molécula, a R992. Em testes com animais, o composto reduziu a perda óssea relacionada ao câncer e o número de metástases ósseas em casos de câncer de pulmão, mama e mieloma.

• Casos de câncer devem crescer 12% no Brasil em 2023; veja tipos mais comuns
  • Cientistas criam dispositivo minúsculo capaz de monitorar saúde óssea

Liderado por pesquisadores do German Cancer Research Center (Dkfz), o estudo que demonstra a ação da molécula no tratamento contra o câncer foi publicado na revista científica Nature Communications. Agora, a equipe prepara os primeiros experimentos com humanos e, para isso, quer incluir a molécula em um anticorpo monoclonal.

Como o câncer afeta a saúde dos ossos?

Embora os ossos pareçam estruturas sólidas, eles estão em intenso processo de remodelação — afinal, este é também um tecido vivo. Nesse processo, atuam os osteoclastos (que promovem a degradação óssea) e os osteoblastos (construção óssea). Idealmente, ambos devem estar em equilíbrio.

No entanto, diferentes fatores podem desequilibrar a relação entre os osteoclastos e osteoblastos. É o caso da osteoporose, onde os tecidos são degradados, aumentando o risco de fraturas e deformidades. Além disso, muitos tipos de câncer promovem essa reabsorção óssea, especialmente em estágios mais avançados, quando há metástase.

"Depois de penetrarem no osso, muitas células cancerígenas secretam substâncias que suprimem a formação óssea pelos osteoblastos. Os pacientes geralmente sofrem muito com metástases ósseas dolorosas e fraturas ocorrem com frequência", explica Sonja Loges, pesquisadora do Dkfz e uma das autoras do estudo, em comunicado.

No momento, os medicamentos disponíveis apenas inibem a reabsorção óssea pelos osteoclastos. Só que os cientistas defendem que, além disso, os pacientes com câncer devem ser tratados com remédios que promovam a formação óssea, através dos osteoblastos. É neste contexto que buscaram identificar a molécula.

Como atua a enzima que impede a perda óssea?

Segundo os pesquisadores, é a enzima Mertk inibe a ação dos osteoblastos, comprometendo a formação óssea. A partir disso, eles descobriram que, por sua vez, a molécula R992 impede a atividade desta enzima. Em outras palavras, controla a perda óssea e ainda acelera a sua criação.

No experimento, quando camundongos saudáveis ​​foram tratados com R992, os números de osteoblastos aumentaram e a massa óssea dos animais também cresceu. Além disso, o tratamento com R992 reduziu a perda óssea e o número de metástases ósseas em camundongos com mieloma, câncer de pulmão e câncer de mama. O próximo passo é entender como funcionaria em humanos.

Fonte: Nature Communications e Dkfz