Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nosso cérebro consegue pensar sem usar palavras?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Julho de 2022 às 09h00

Link copiado!

Bret Kavanaugh/Unsplash
Bret Kavanaugh/Unsplash

Quando pensamos em alguma coisa, é quase como se estivéssemos conversando sem mexer os lábios, certo? As palavras apenas surgem, de uma maneira tão natural que sequer percebemos o que está acontecendo. Foi com isso em mente que alguns cientistas começaram a lançar a questão: o cérebro é capaz de pensar sem usar palavras?

Segundo um estudo publicado na revista Consciousness and Cognition, algumas pessoas não possuem esse monólogo interno, ou seja: não falam consigo mesmas em suas mentes. Há, ainda, quem não use as regiões linguísticas do cérebro ao se deparar com problemas de lógica. Isso significa que é cientificamente possível pensar sem usar palavras.

A teoria de alguns neurocientistas é que a linguagem surgiu para permitir pensamentos mais complexos, mas o estudo estima que a maioria das pessoas não sabe que se envolve em pensamentos não simbolizados (aqueles que não envolvem o uso da lingugem), mesmo que façam isso com frequência.

Continua após a publicidade

Considerando a complexidade do assunto, alguns laboratórios se concentram em desenvolver maneiras melhores de observar e medir a conexão entre linguagem e pensamento. Tecnologias modernas como ressonância magnética funcional (fMRI) são capazes de fornecer uma boa imagem de quais partes do cérebro humano correspondem a diferentes funções, o que pode ajudar bastante nessa tarefa.

De qualquer forma, a descoberta de que o cérebro é capaz de pensar sem usar palavras é importante para a compreensão de certas condições neurológicas, como a afasia. Essa condição afeta o hemisfério cerebral esquerdo, responsável pelas capacidades de falar, ler, escrever e compreender, impactando diretamente a capacidade de comunicação de uma pessoa.

Fonte: Consciousness and Cognition, Live Science