Publicidade

Afasia: conheça o distúrbio cognitivo que afastou Bruce Willis e Angeli

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Março de 2022 às 16h48

Link copiado!

Reprodução/Instagram (@Angeli_) & Divulgação/Lionsgate
Reprodução/Instagram (@Angeli_) & Divulgação/Lionsgate

Nesta quarta-feira (20), o cartunista Angeli anunciou o afastamento de sua carreira por conta de um diagnóstico de um distúrbio cognitivo chamado afasia. A condição, que costuma acompanhar uma lesão cerebral, afeta a capacidade de comunicação. No último dia 30, a família de Bruce Willis anunciou a aposentadoria do ator pelo mesmo motivo.

Arnaldo Angeli Filho tinha sido diagnosticado com a afasia há alguns anos, mas a condição apresentou piora nas últimas semanas, segundo a família. O cartunista já contabilizava 50 anos de carreira, consagrando-se uma figura importante para o quadrinho underground nacional, e está por trás de personagens como Bob Cuspe, os Skrotinhos e Rê Bordosa.

Continua após a publicidade

No caso de Bruce Willis, a família utilizou o Instagram para comunicar a aposentadoria do ator, conhecido por estrelar filmes como Die Hard e Pulp Fiction. "Aos incríveis apoiadores de Bruce, como família queremos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por problemas de saúde e foi diagnosticado recentemente com afasia, que está impactando suas habilidades cognitivas", afirma a publicação.

"Este é um tempo desafiador para nossa família e nós agradecemos o amor compaixão e apoio contínuos de vocês. Nós estamos passando por isso como uma unidade familiar forte, e queremos trazer os fãs porque sabemos o quanto ele significa para vocês, assim como vocês significam para ele", informa a família.

Continua após a publicidade

O que é Afasia?

A afasia se desenvolve aos poucos, e afeta o hemisfério cerebral esquerdo, responsável pelas capacidades de falar, ler, escrever e compreender. Por isso, afeta diretamente a capacidade de comunicação de uma pessoa. A condição pode ser dividida em três tipos:

  • Afasia de Wernicke, que afeta regiões posteriores do hemisfério e impede a compreensão da linguagem, levando a discursos sem sentido
  • Afasia de Broca, que acomete regiões frontais do hemisfério e afeta a formação de frases
  • Afasia Global, que afeta tanto as regiões frontais quanto as posteriores do hemisfério cerebral esquerdo, sendo uma mescla das outras duas
Continua após a publicidade

A afasia pode ser causada por AVC, ferimento na cabeça, tumor cerebral, infecção ou demência, e os sinais podem ser identificados em frases curtas, sem artigos ("o", "a") ou dificuldades na coordenação motora. O diagnóstico costuma vir de tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Algumas pessoas com afasia se recuperam completamente sem tratamento, mas normalmente este consiste de algumas terapias de fala ou comunicação não-verbal.

Fonte: The New York Times, Mayo Clinic, Johns Hopkins Medicine