Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Não tem teste? Análise online de tomografias auxilia no diagnóstico de COVID-19

Por| 15 de Junho de 2020 às 15h11

Link copiado!

Shutterstock
Shutterstock

Com o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), são mais de 800 mil brasileiros já contaminados, segundo o Ministério da Saúde. Por causa da alta demanda, a disponibilidade de testes para o diagnóstico de suspeitos da COVID-19 foi afetada e é também comum a demora para acesso aos resultados. Na ausência dos exames, radiografias e tomografias computadorizadas de tórax estão auxiliando médicos no diagnóstico da doença, em um primeiro momento.

Isso porque as imagens do tórax mostram o sistema respiratório do indivíduo – o que inclui os pulmões, um dos órgãos mais afetados pela infecção viral causada pelo coronavírus. Com os exames de imagem, os médicos conseguem medir o grau da infecção pulmonar e se a lesão no órgão corresponde a uma pneumonia causada por bactéria ou por vírus. Dessa forma, já é possível descartar algumas suspeitas da COVID-19. Em outras palavras, o laudo do exame pode ser determinante para a escolha do tratamento do paciente e sua internação no hospital.

Continua após a publicidade

“Estamos diante de uma pandemia e, infelizmente, no Brasil, os casos de pessoas infectadas têm crescido rapidamente. Nessas circunstâncias, tomografias e radiografias torácicas têm sido de grande ajuda na avaliação de pacientes com suspeita da COVID-19. Ao analisarmos esses exames conseguimos perceber determinados padrões na imagem, o que pode auxiliar o médico assistente na conduta clínica”, explica Dr. Gustavo Meirelles, radiologista e gestor médico de Radiologia, Estratégia e Inovação do Grupo Fleury.

Análise remota

No intuito de colaborar com o sistema público de saúde, o Grupo Fleury lançou o projeto Segunda Opinião Gratuita, em parceria com a empresa japonesa Allm, para análise de imagens de tomografias computadorizadas e radiografias de tórax de pacientes com suspeita da COVID-19. No programa, a avaliação dos exames de imagem é realizada pela própria equipe de radiologistas do Fleury e oferecida sem custo para hospitais públicos de todo o Brasil. 

No entanto, Meirelles lembra que o diagnóstico da COVID-19 através da análise dos exames de imagem é somente mais uma alternativa para a resposta rápida. “Nosso time de radiologistas no Grupo Fleury pode ajudar a sanar as dúvidas que esse tipo de diagnóstico pode trazer aos médicos dos hospitais Brasil afora”, explica o médico, que também é voluntário da iniciativa. Por isso mesmo, o retorno das análises ocorre em até duas horas, dentro do horário comercial.

Continua após a publicidade

Como funciona?

A solicitação de segunda análise de um exame de imagem, no programa, é feita através do aplicativo Join, disponível tanto no Google Play quanto na Apple Store. No app, o médico da rede pública registrado deve fazer o upload das imagens da radiografia ou da tomografia de tórax. Nesse processo, todos os dados do paciente são anonimizados.

Após o compartilhamento na nuvem, essas imagens são disponibilizadas em tempo real para um grupo de médicos especialistas. Os voluntários acessam, então, essas imagens via sistema de PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens) e realizam a avaliação. Após a análise, a equipe médica do hospital recebe uma notificação com essa segunda opinião. 

Continua após a publicidade

“Tendo estas informações chegando imediatamente nas mãos dos especialistas por meio do aplicativo Join, mesmo que estes não estejam presentes no local, é possível maximizar a experiência conjunta dos profissionais, desempenhando papel fundamental na implementação do protocolo no combate à pandemia, assim como no controle do fluxo do pacientes, direcionando estes para centros adequados de acordo com o quadro clínico, evitando sobrecargas desnecessárias dos centros médicos principais”, explica Alex Yeh, CEO, da Allm Brasil.