Yuki-Saúde | Chatbot com IA responde dúvidas médicas e jurídicas sobre COVID-19

Por Fidel Forato | 12 de Junho de 2020 às 16h15
Pixabay

Já pensou ter na palma da mão uma espécie de glossário a respeito do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que cobre diferentes aspectos da COVID-19, como questões médicas (para profissionais da saúde e pacientes) e até mesmo mudanças jurídicas, promovidas pela pandemia? É a isso que o chatbot Yuki-Saúde, dotado de Inteligência Artificial (IA), se propõe a fazer.

Para acessar a plataforma, criada em parceria com o Instituto Lawgorithm e a Universidade de São Paulo (USP), o usuário deve se logar com uma conta Gmail ou pelo Facebook e, dessa forma, pode começar a interagir com o novo chatbot. Em desenvolvimento, ainda deve ser lançado uma versão do site para aparelhos celulares, que funcionará via comando de voz.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Chatbot responde questões médicas e legais sobre o novo coronavírus no Brasil (Captura de tela: Fidel Forato/ Canaltech)

Como funciona?

A Yuki usa IA para interpretar as perguntas do usuário e buscar a melhor informação para a solicitação, direto na sua base de conhecimento. Para isso, a ferramenta de dúvidas sobre o novo coronavírus trabalha a partir de documentos oficias da COVID-19, como protocolos, manuais e orientações de hospitais e do Ministério da Saúde, em constante atualização.

Yuki-Saúde do coronavírus responde dúvidas a respeito de sintomas da doença (Captura de tela: Fidel Forato/ Canaltech)

Por isso, pode ser uma aliada importante também para os profissionais da saúde, já que agrupa fontes confiáveis e atualizadas. Também pode ser usada para cidadãos comuns se informarem, de forma geral, sobre a doença, a partir de perguntas sobre os principais sintomas da COVID-19 e o melhor momento para buscar ajuda médica - que é quando o paciente apresenta falta de ar -, por exemplo.

Essas documentações oficiais anexadas sobre o coronavírus podem ser acessadas via perguntas ou diretamente, através da aba de Docs na página inicial da interface. Além disso, a ferramenta pode responder sobre questões jurídicas a respeito da pandemia, como atualizações sobre a lei trabalhista. É o caso, por exemplo, para se informar sobre as Medidas Provisórias 927 e 936, que afetam trabalhadores e os respectivos contratos durante essa época. Para tal, o usuário deve acessar o módulo Meus Direitos da ferramenta.

Chatbot atualiza usuários sobre questões jurídicas da pandemia do coronavírus (Captura de tela: Fidel Forato/ Canaltech)

Segundo a plataforma, quando a Yuki não é capaz de responder automaticamente uma dúvida, a equipe de programadores do projeto deve procurar pela resposta e, assim, ensiná-la a respeito da nova questão. Inclusive, há uma aba em que o usuário pode acompanhar a situação de suas perguntas, mesmo as não respondidas e fazer uma avaliação sobre a qualidade das informações repassadas.

Desenvolvimento

O advogado Juliano Maranhão, fundador do Instituto Lawgorithm e professor da USP, explica que a parceria entre as instituições busca desenvolver uma ferramenta que funcione como base de conhecimento sobre a COVID-19. “Um dos problemas no combate à pandemia é a desinformação. A ferramenta propiciará informações de fontes oficiais e de qualidade sobre questões médicas. Houve também muitas mudanças trazidas por leis emergenciais, que afetam vários direitos dos cidadãos, de modo que a ferramenta poderá ser uma fonte segura e de fácil acesso”, explica Maranhão.

A Yuki-Saúde é um projeto desenvolvido pelo Instituto Lawgorithm, que pesquisa a aplicação da Inteligência Artificial no Direito, em parceria com a legaltech Juristec e a Faculdade de Direito da USP. Para acessar o site, clique aqui.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.