Publicidade

Mutirão de cirurgia oftalmológica causa complicação em centenas em todo Brasil

Por  | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

Um novo levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra que, entre 2022 e 2025, pelo menos 222 pessoas tiveram complicações graves após se submeterem a mutirões de cirurgias oftalmológicas em várias regiões do Brasil. O caso mais recente ocorreu em Campina Grande, na Paraíba, no último dia 15. 

Em muitos casos, os pacientes buscavam solução rápida para problemas de visão, mas acabaram com sequelas severas. Para se ter uma noção, 20% perderam a visão de um ou dos dois olhos.

Após injeções oftalmológicas, mais de 30 pessoas apresentaram infecção e algumas ainda correm risco de cegueira, segundo o CBO. Em Taquaritinga (SP), no final de 2024, 12 pessoas também perderam a visão após cirurgia de catarata.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Rondônia, Amapá, Pará e Rio Grande do Norte também registraram surtos semelhantes em mutirões, com infecções causadas por falhas na higienização dos instrumentos ou uso incorreto de medicamentos: 

  • Em 2022, em Rondônia, de 140 cirurgias, 40 casos acabaram em infecção
  • No Amapá, em 2023, de 141 procedimentos, 104 apresentaram complicações.
  • Em 2024, na capital paraense, 22 de 40 pacientes submetidos às cirurgias oftalmológicas enfrentaram problemas

Diante da gravidade, o CBO e outras entidades de saúde apontam a necessidade de seguir normas rígidas de segurança e higiene. O conselho lançou até um guia com orientações para a realização segura desses mutirões, alertando para a importância do acompanhamento médico após a cirurgia e do envolvimento da vigilância sanitária durante todo o processo.

Leia também:

VÍDEO | ÓCULOS INTELIGENTES

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil