Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mutação que leva à cegueira também pode aumentar inteligência; entenda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Maio de 2022 às 08h30

Link copiado!

Prostock-studio/Envato
Prostock-studio/Envato

Cientistas da Universidade de Würzburgo (Alemanha) descobriram o potencial de uma mutação chamada CORD7, que até então era conhecida apenas por levar à cegueira. Em novo artigo publicado na revista Brain, a equipe apontou que essa mutação pode alterar a maneira como as células cerebrais se comunicam.

Com essas alterações, a CORD7 parece "aumentar" a inteligência, algo que os cientistas notaram através de testes de QI. A principal teoria é que a mutação genética pode afetar as sinapses, as áreas entre neurônios e células, por onde são transmitidas as mensagens, na forma de impulsos nervosos.

Estudos anteriores já ressaltaram que quando uma pessoa perde um sentido, o cérebro se adapta para compensar essa falta nos outros sentidos, tornando-os mais apurados. O diferencial dessa mutação é que as pessoas afetadas começam a perder a visão a partir dos 35 anos, mas na infância já começam a demonstrar uma inteligência acima do comum.

Continua após a publicidade

Considerando os desafios de se estudar essa mutação nos seres humanos, pesquisadores da área resolveram analisar alguns animais, como a mosca-da-fruta (Tephritidae). Embora essas observações já tenham trazido à tona alguns esclarecimentos sobre a mutação, a ideia é conduzir futuros estudos para entender a CORD7 cada vez mais.

Por enquanto, a conclusão dos pesquisadores envolvidos nesse trabalho foi que a mutação CORD7 aumenta a inteligência por melhorar a comunicação entre os neurônios e promover uma transmissão muito maior de informações nas sinapses. Logo, a mutação parece fazer com que as células cerebrais se agrupem e liberem mais neurotransmissores.

Fonte: Brain via EurekAlert!