Mulher recebe seis doses de vacina da Pfizer por engano na Itália
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •

Mesmo indesejados e, potencialmente, problemáticos, erros na hora da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2 podem acontecer. Recentemente, uma mulher italiana, de 23 anos, recebeu por engano seis doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19, de uma única vez.
- Mais de 16 mil pessoas tomaram doses trocadas de vacina contra COVID no BR, diz jornal
- COVID: idoso quase tem overdose depois de tomar duas doses seguidas de vacina
- 46 pessoas, incluindo crianças, tomam vacina contra COVID-19 por engano em SP
Após o erro que aconteceu no momento da imunização contra a COVID-19, a paciente está sob observação em um hospital na região central da Itália, a Toscana. De acordo com apuração da agência de notícias AGI, a mulher está bem e com condição estável de saúde.
No entanto, a pessoa não recebeu seis aplicações seguidas, mas sim uma única superdose. Na ocasião, o profissional de saúde responsável pela aplicação da vacina injetou o frasco todo do imunizante da Pfizer/BioNTech na paciente, o que corresponde a seis doses da fórmula contra a COVID-19.
Não se sabe quais reações adversas são possíveis, os riscos de overdose e nem a taxa de eficácia da vacina aplicada desta forma. Isso porque, durante os estudos clínicos, o máximo testado pela farmacêutica norte-americana foi a aplicação de quatro doses da fórmula em um único indivíduo.
O incidente da superdosagem já foi relatado ao regulador de medicamentos da Itália, uma entidade similar ao da Anvisa no Brasil, e em breve deve ser feito um pronunciamento sobre a situação. Até então, situações semelhantes já foram relatadas nos Estados Unidos, Austrália, Alemanha e Israel.
Fonte: RTE