Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mulher declarada morta é encontrada lutando para respirar em saco mortuário

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Fevereiro de 2023 às 11h22

Link copiado!

stevanovicigor/envato
stevanovicigor/envato

Nos Estados Unidos, uma paciente com Alzheimer, de 66 anos, foi declarada erroneamente morta e enviada para o necrotério num saco mortuário de plástico. Devido ao material, a mulher estava asfixiando, mas foi resgatada com vida. Passados dois dias, morreu oficialmente.

Pelo erro da equipe médica, o centro de tratamento de Alzheimer no estado de Iowa foi multado em US$ 10.000 — aproximadamente 51,5 mil reais. No momento, o Departamento de Saúde local ainda investiga o caso da idosa e não anunciou quais medidas serão tomadas contra a enfermeira — aparentemente, responsável por confirmar a morte.

Entenda o caso da mulher que foi declarada morta

Continua após a publicidade

Segundo o jornal The New York Times, os funcionários da funerária observaram, inicialmente, que o peito do "cadáver" se movia, quando abriram o saco mortuário. A mulher ainda estava viva, em estado de asfixia, e com muita dificuldade para respirar, relatam. Imediatamente, foi chamada uma ambulância. Passados dois dias do evento, a paciente com Alzheimer foi declarada, desta vez de verdade, morta.

Sobre o caso da paciente, sabe-se que, desde o final de 2022, a mulher estava em cuidados paliativos no centro médico, após a doença neurodegenerativa atingir o seu grau máximo. Era regularmente medicada com lorazepam (remédio para ansiedade) e morfina (analgésico), enquanto os sinais vitais e capacidade de resposta continuavam a piorar progressivamente.

Segundo o relatório em andamento, um médico teria solicitado o aumento da dose dos medicamentos “devido ao declínio ativo” da mulher. Na última sexta-feira (3), um funcionário encontrou a idosa inconsciente e chamou a enfermeira, que teria declarado a morte da paciente. A profissional também teria avisado a filha da mulher.

Continua após a publicidade

Embora o caso seja bastante triste, não é algo extraordinário — o que indica a necessidade de novos protocolos para confirmar a morte de um indivíduo, pelo menos nos EUA. No sábado (4), outra idosa, de 82 anos, foi declarada morta em uma casa de repouso no estado de Nova York. Três horas depois, dentro da funerária, identificaram que estava e, até o momento, permanece viva. As autoridades locais investigam o caso.

Fonte: NYT