Publicidade

Ministério da Saúde já forneceu 2,5 milhões de remédios para covid-19

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Gargantiopa/Envato Elements
Gargantiopa/Envato Elements

Na última quarta-feira (10), o Ministério da Saúde anunciou que chegou a marca de distribuição de 2,5 milhões de comprimidos para covid-19 — mais precisamente o antiviral paxlovid (que é uma combinação entre nirmatrelvir e ritonavir), liberado pela Anvisa para venda em 2022

Segundo o anúncio, cabe às unidades federativas a distribuição do remédio aos municípios, bem como a definição de quais serviços o medicamento fica disponível. 

"No Brasil, o nirmatrelvir/ritonavir está disponível na rede pública para pessoas com covid-19 não grave e que possuem maior risco de progressão para a forma mais severa da doença. O antiviral demonstrou em estudos clínicos que, em comparação ao placebo, reduz em até 89% a possibilidade de hospitalização ou morte em pacientes do grupo elegível", aponta a Pasta. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Ministério garante, ainda, que o medicamento deve ser administrado após confirmação da  doença (por teste de antígeno ou exame molecular positivo para SARS-CoV-2), e no prazo de cinco dias após o início dos sintomas de covid-19

Vale ressaltar que o medicamento é direcionado para pacientes imunocomprometidos com idade a partir de 18 anos e pessoas maiores de 65 anos.

De qualquer forma, o Ministério da Saúde reforça que "o melhor meio de prevenção contra casos graves e mortes por covid-19 é por meio das vacinas" e que "os imunizantes fortalecem o sistema imunológico e o preparam para enfrentar o agente infeccioso". 

No próprio anúncio acerca do medicamento, a Pasta acrescentou que em 2024 será realizada a vacinação de pessoas com mais de 5 anos que não foram imunizadas anteriormente ou receberam apenas uma dose da vacina.

Paxlovid

O Paxlovid conta com dois comprimidos (nirmatrelvir e ritonavir) embalados juntos, e além de estar disponível no SUS, o medicamento para covid-19 pode ser encontrado na farmácia por mais de R$ 4,5 mil

Fonte: Ministério da Saúde