Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ministério da Saúde amplia faixa etária de vacina da gripe no SUS

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Maio de 2024 às 08h55

Link copiado!

Brandon Clifton/CDC
Brandon Clifton/CDC

A partir desta semana, todas as pessoas com mais de 6 meses estão aptas a receber a vacina da gripe (influenza) no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a ampliação da faixa etária, a ideia do Ministério da Saúde é aumentar a cobertura vacinal, que está baixa. 

Até o momento da campanha anual de vacinação contra a gripe, foram aplicadas 14,4 milhões de doses, o que ainda é pouco. Este valor representa 22% do público-alvo, composto por 75,8 milhões de pessoas.

Para entender, antes da decisão do Ministério da Saúde, as vacinas contra gripe eram destinadas exclusivamente aos grupos prioritários, de forma gratuita. Isso inclui puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades, por exemplo. Agora, jovens também podem tomar.

Continua após a publicidade

Vacina da gripe no SUS

“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação [do vírus], especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, explica Nísia Trindade, ministra da Saúde, em nota.

Inclusive, a vacinação é uma das melhores ferramentas para evitar surtos de gripe durante os meses do outono e do inverno. Os imunizados têm menores chances de complicações e internações hospitalares, em caso de infecção.

Onde tomar vacina da gripe?

Quando se pensa no SUS, cada cidade tem autonomia para definir como as vacinas serão aplicadas, dependendo do nível de procura. Se os estoques estiverem altos, as chances são maiores da ampliação da faixa etária já ter entrado em vigência. 

Então, antes de ir até a Unidade Básicas de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para se imunizar, é importante checar como está a vacinação em seu município — isso pode ser feito pelas redes sociais da prefeitura ou pelo telefone.

Por exemplo, na cidade de São Paulo, as doses da vacina da gripe estão disponíveis em todas as UBSs para aqueles com mais de 6 meses, independente de comorbidades. 

Continua após a publicidade

No entanto, na Região Norte do país, a vacinação contra a gripe começou em novembro do ano passado. Por isso, os estados de lá não foram incluídos nesta nova etapa da campanha.

Fonte: Ministério da Saúde