Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mistério revelado: por que ficamos mais doentes quando está frio?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Dezembro de 2022 às 15h14

Link copiado!

DC_Studio/Envato Elements
DC_Studio/Envato Elements

Nos meses mais frios do ano, como no inverno, é esperado que o número de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, aumente de forma significativa. No entanto, a causa do problema pode ser diferente do que foi por anos imaginado. Segundo pesquisadores norte-americanos, as baixas temperaturas impactam de forma negativa o sistema imunológico e limitam a efetividade das estratégias de defesa. Resumindo, havia uma razão biológica, até então, desconhecida.

Nos dias mais frios, o sistema imunológico não é tão eficaz e, com isso, os vírus conseguem invadir as células saudáveis de forma mais fácil, o que pode explicar o porquê de as pessoas ficarem mais doentes no inverno. A revelação foi feita por pesquisadores do hospital Mass Eye and Ear e da Northeastern University, ambos nos EUA, em estudo publicado na revista científica The Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Como o frio aumenta o número de doenças respiratórias?

Continua após a publicidade

“Convencionalmente, pensava-se que a temporada de gripes e resfriados ocorria nos meses mais frios, porque as pessoas ficavam mais tempo em ambientes fechados, onde os vírus transmitidos pelo ar poderiam se espalhar mais facilmente”, explica Benjamin S. Bleier, pesquisador do Mass Eye and Ear e um dos autores do estudo, em comunicado.

“No entanto, nosso estudo aponta para uma causa biológica para a variação sazonal nas infecções virais respiratórias superiores que vemos a cada ano”, acrescenta o pesquisador sobre o impacto das baixas temperaturas na eficácia das estratégias de defesa do sistema imunológico.

Como as defesas imunológicas funcionam no nariz?

Continua após a publicidade

De forma geral, o sistema imunológico inato — aquele que funciona independente do vírus e de experiências anteriores com o patógeno — do nariz funciona da seguinte maneira em casos de infecção:

  1. Células detectam possível ameça à saúde;
  2. Células do sistema imune iniciam a liberação de bilhões de minúsculos "saquinhos", com função antiviral. Estas nanopartículas encapsuladas recebem o nome de vesículas extracelulares (EVs);
  3. EVs atacam as células invasoras, como se fossem um enxame de vespas, impedindo um número significativo de doenças virais.

Como o frio impacta o sistema de defesa do corpo contra os vírus?

Continua após a publicidade

Para entender como o sistema imune responde em diferentes temperaturas, os pesquisadores analisaram células e amostras do tecido coletadas do nariz que foram expostas a três ameaças: um tipo de coronavírus e dois rinovírus que causam o resfriado comum. Esta exposição foi repetida em temperaturas variadas.

Aqui, é importante ressaltar que, diferente de outras partes do corpo, a temperatura interna do nariz é altamente dependente da temperatura do ar externo que ele inala. Em outras palavras, em dias mais frios, a temperatura do nariz também tende a ser mais baixa.

Para comparar a resposta "normal" do sistema imunológico com a gerada em baixas temperaturas, as células do experimento foram expostas a uma temperatura de 4,4° C por 15 minutos. Neste instante, foram infectadas. Nessas circunstâncias, a quantidade de EVs secretadas pelas células nasais diminuiu em quase 42% e as proteínas antivirais nas EVs eram menos eficazes.

“Combinados, esses achados fornecem uma nova explicação para a variação sazonal nas infecções respiratórias superiores”, completa Di Huang, outro cientista do estudo, sobre o mistério recém-revelado sobre o porquê ficamos mais doentes quando está frio.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology e EurekAlert