Covid-19 ou dengue? Saiba diferenciar os sintomas
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
É covid-19 ou dengue? Em tempos em que ambas as doenças estão em alta, a semelhança entre os sintomas vem confundindo muita gente. No entanto, elas têm origens e consequências bem diferentes. A farmacêutica Pfizer, responsável pelo desenvolvimento de uma das vacinas contra covid-19 em vigor atualmente no país, conduziu um guia para auxiliar a população a diferenciar os dois vírus.
- Quais as diferenças entre dengue, zika e chikungunya?
- É rinite, gripe, covid-19 ou virose? Saiba diferenciar!
Antes de tudo, é preciso entender que, mesmo causadas por vírus, as duas doenças têm diferentes formas de transmissão: a dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, então não é possível que uma pessoa passe dengue a outra. Já a covid-19 se propaga de uma pessoa contaminada a outra, por partículas infectadas que se espalham no ar.
Assim, as diferenças entre as duas doenças já começam no método de prevenção, uma vez que a covid-19 exige medidas como distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos. Quando se fala em prevenir a dengue, o foco é o mosquito, então é preciso fiscalizar objetos que possam acumular água parada, para que o inseto não encontre as condições adequadas para se reproduzir.
Como diferenciar os sintomas
A covid-19 e a dengue podem gerar alguns sintomas em comum, principal razão pela qual as pessoas acabam confundindo as doenças, o que só enfatiza a necessidade de realizar um diagnóstico.
Sintomas em comum
Sendo assim, os sintomas que acometem tanto o paciente com covid-19 quanto o paciente com dengue são:
- Febre
- Dor de cabeça
- Dor no corpo
- Cansaço
- Mal-estar
Sintomas apenas da covid-19
Enquanto isso, alguns sintomas fazem parte apenas da covid-19, então já pode descartar a dengue se o paciente tiver:
- Tosse
- Produção de escarro
- Dor no peito
- Falta de ar
- Alteração do olfato e paladar
Sintomas apenas da dengue
Já os sinais mais comuns na doença causada pelo Aedes aegypti (e não na covid-19) são:
- Manchas vermelhas na pele
- Dores nas articulações
- Problemas gastrointestinais
Considerando que são doenças tão diferentes, é muito importante buscar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas, sejam de dengue ou covid-19, levando em conta que o quadro respiratório é fundamental para diferenciá-las. Uma dica é realizar a consulta por telemedicina, o que tem sido feito com muita frequência nesta pandemia.
Fonte: Pfizer