Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Medidas contra a covid-19 podem ter eliminado uma linhagem da gripe, diz estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Outubro de 2021 às 19h50

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Medidas que evitam a transmissão do coronavírus SARS-CoV-2, como distanciamento social, uso de máscaras, higienização constante das mãos e fim de encontros em ambientes sem circulação de ar podem ter eliminado uma linhagem do vírus influenza — agente infeccioso responsável por causar a gripe comum. É o que sugere um estudo científico publicado na revista Nature Reviews Microbiology.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, o número e a diversidade das cepas da gripe sobreviventes foram gravemente afetados pelas medidas de proteção contra a covid-19, após serem adotadas de forma massiva. É neste cenário que a linhagem Yamagata do vírus influenza do tipo B pode ter desaparecido ou entrado em estado de dormência.

Continua após a publicidade

“A pandemia de SARS-CoV-2 desencadeou uma redução global notável nos casos de influenza dos vírus A e B”, explicam os cientistas, no estudo. “Em particular, a linhagem B/Yamagata não foi identificada de abril de 2020 a agosto de 2021, sugerindo que esta linhagem pode ter se extinguido", especulam. Inclusive, este fato pode "melhorar a disponibilidade e eficácia das vacinas contra influenza”, apontam os pesquisadores.

Entenda o vírus da gripe e o impacto da covid

Vale explicar que a gripe comum é causada por mais de um tipo de vírus influenza e estes são classificados como A e B, sendo que cada um possui subtipos. Os subtipos A que mais frequentemente infectam os humanos são os A (H1N1) e A (H3N2),  enquanto os subtipos B são classificados como linhagem Victoria e Yamagata. Além destes, existem também os tipos C e D, mas a ação em humanos é bastante limitada.

De modo geral, os pesquisadores observam que os tipos de Influenza B evoluem de forma mais lenta. Inclusive, é possível verificar algumas mutações deste agente infeccioso nos últimos meses. No entanto, nenhum vírus da linhagem Yamagata foi detectado, desde março de 2020, nos bancos de dados analisados. 

Continua após a publicidade

“As detecções do vírus da gripe caíram drasticamente a partir de abril de 2020, com uma redução de 99% em comparação com os anos anteriores, apesar dos níveis de teste aproximadamente semelhantes”, explicam os pesquisadores. “Mudanças comportamentais (distanciamento social, uso de máscara e medidas de higiene) e restrições de viagens e deslocamentos são considerados os principais fatores que impulsionam a redução da incidência de influenza, que também foi observada para outras infecções respiratórias comuns, como o vírus sincicial respiratório [comum em bebês]”, afirmam.

Linhagem oculta?

Por enquanto, os cientistas ainda não descartam a possibilidade de que a linhagem Yamagata “simplesmente se escondeu”. Isso porque se sabe que os vírus da influenza B  já ficaram “dormentes” por longos períodos. “O tempo dirá se a linhagem B/Yamagata se foi para sempre”, ponderam os autores.

Caso novas evidências confirmem esse fato, as vacinas anuais da gripe devem sofrer alterações, especulam os cientistas. Isso porque o imunizante não precisaria mais englobar quatro possíveis alvos, como as versões atuais, já que a Yamagata estaria fora de circulação. No entanto, mais anos de observação ainda são necessários.

Continua após a publicidade

Para acessar o estudo completo, publicado na revista científica revista Nature Reviews Microbiology, clique aqui.

Fonte: IFL Science e SBIM