Publicidade

Médicos fazem endoscopia remota em porco usando controle de videogame

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Chinese University of Hong Kong
Divulgação/Chinese University of Hong Kong

Equipe internacional de médicos realizou um procedimento remoto, usando um controle de videogame, a 9,3 mil km de distância. O “paciente” era um porco e estava sedado em uma sala médica em Hong Kong, enquanto o médico responsável estava na Suíça com um controle de Playstation.

Liderado por pesquisadores da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) e do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), o procedimento foi realizado com sucesso, segundo artigo publicado na revista Advanced Intelligent Systems. O próximo passo é testar a tecnologia em humanos, o que ainda não tem prazo para ocorrer.

Na endoscopia remota, o médico suíço utilizou um controle Playstation Move. Entretanto, outras demonstrações divulgadas envolvem o uso de um controle de Playstation 5, sendo que esta é outra “ferramenta” possível para controlar o equipamento médico. A técnica ideal ainda está em fase de validação.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Endoscopia com controle de Playstation

Antes de seguir, vale detalhar que, durante uma endoscopia, um tubo com uma câmera e luz (o endoscópio) é inserido no paciente. No caso do porco, a via de entrada foi a boca. Assim, foi possível verificar problemas de saúde envolvendo duodeno, esôfago e estômago (sistema digestivo).

Durante o procedimento, a latência foi mantida abaixo de 300 milissegundos, o que garante uma resposta médica praticamente em tempo real. Tanto é que o médico suíço usou o controle, com base nas imagens do vídeo, com sucesso.

Inclusive, o responsável conseguiu que o endoscópio se dobrasse em U para visualizar o fundo na entrada do estômago. A manobra é conhecida como retroflexão. Também foi possível realizar uma biópsia do tecido da parede do estômago, a partir do monitoramento.

“Na próxima etapa da nossa pesquisa, realizaremos a endoscopia em um estômago humano”, afirma Bradley Nelson, cientista e chefe do Instituto de Robótica e Sistemas Inteligentes do ETHZ, em nota.

Ampliando o acesso à saúde

Continua após a publicidade

“A endoscopia teleoperada oferece não apenas treinamento cirúrgico remoto e orientação [em tempo real], mas também diagnóstico imediato e ajuda para cuidados cirúrgicos em áreas distantes, particularmente quando falta experiência local [entre a equipe médica]”, lembra Shannon Melissa Chan, pesquisadora e professora da CUHK  

“Milhões de pacientes em todo o mundo poderão ser diagnosticados e tratados para câncer gastrointestinal em tempo hábil, à medida que a tecnologia endoscópica [remota] se torna mais acessível”, completa Chan sobre o impacto da nova abordagem na ampliação do acesso à saúde.

Fonte: Advanced Intelligent Systems, CUHK