Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mecanismo do cérebro transfere informações da percepção para a memória

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Janeiro de 2024 às 15h12

Link copiado!

Alexandra Koch/Pixabay
Alexandra Koch/Pixabay

O ano começou com uma nova descoberta científica relacionada ao cérebro. Um estudo publicado na revista Nature Neuroscience revelou como o órgão transfere as informações da percepção para a memória. O segredo está em um mecanismo de codificação neural.

Em uma série de experimentos, os participantes fizeram testes relacionados à percepção e memória enquanto a atividade cerebral era registrada. Dessa maneira, a equipe identificou um mecanismo de codificação que governa a interação entre áreas perceptivas e de memória.

Os resultados mostraram que quando a luz atinge a retina, as áreas visuais do cérebro respondem aumentando a sua atividade para representar o padrão de luz. Com isso, os pesquisadores perceberam que as áreas de memória também respondem à estimulação visual, mas a atividade neural diminui ao processar o mesmo padrão visual.

Continua após a publicidade

O estudo revela, então, que um princípio de codificação visual é preservado nos sistemas de memória e que esse código visual está invertido nos sistemas de memória. Os autores explicam que, quando vemos algo em seu campo visual, os neurônios do córtex visual estão em movimento, enquanto os do sistema de memória são silenciados.

No artigo, também consta a descoberta de que, se uma pessoa fechar os olhos e lembrar dos estímulos visuais, inverterá a relação: o sistema de memória toma as rédeas e suprime os neurônios nas regiões perceptivas.

Mistérios da memória

Já faz tempo que a ciência busca desvendar os mistérios do cérebro e entender como as lembranças são armazenadas. Anteriormente, estudo revelaram que a memória é composta por duas seções: passado e futuro, e que o cérebro compacta memórias musculares como se fossem arquivos de computador.

Fonte: Nature Neuroscience