Publicidade

Como reutilizar máscaras N95 e PFF2?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Janeiro de 2022 às 16h47

Link copiado!

CDC/Pexels
CDC/Pexels

Máscaras N95, PFF2 e KN95 são as mais indicadas para se proteger da Ômicron. Agora que as pessoas estão abandonando as máscaras de tecido, algumas questões surgem: quantas vezes usar a N95 sem perder a eficácia da proteção? Onde armazenar o item? Especialistas já estão se mobilizando para solucionar questões sobre como reutilizar máscaras N95 e PFF2.

Quantas vezes posso usar a máscara N95, PFF2 ou KN95?

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, os respiradores N95 devem ser reutilizados até cinco vezes.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao The Washington Post, o médico Michael Knight apontou que o importante é manter a integridade do item.

"Se colocar uma máscara para ir ao supermercado por 45 minutos e depois tirar, essa máscara deve durar alguns dias. Mas, se usar a máscara o dia todo durante um longo turno de trabalho, quando pode estar suando e falando o dia todo a ponto de a máscara ficar suja, pode não ser indicado reutilizar”, aponta.

Quando devo trocar a máscara?

O especialista recomenda substituir a máscara ao primeiro sinal de que ela está suja, o que pode levar de quatro a cinco dias para acontecer sob um uso considerado como "normal". Ou seja, que não envolve atividades muito pesadas, que façam suar, muito menos após tossir e espirrar algumas vezes.

Continua após a publicidade

A recomendação é ter algumas máscaras à mão para poder alternar entre elas.

Como armazenar máscara N95, PFF2 ou KN95

Também em entrevista ao The Washington Post, o cientista de saúde pública Richard Carpiano afirma que, depois de usar uma máscara, é importante deixá-la de lado por alguns dias, para que qualquer tipo de partícula viral seja desativada.

Continua após a publicidade

O especialista relembra que lavar as mãos depois de tirar a máscara é essencial, e que é preciso tirar o item segurando apenas nos elásticos, sem tocar a parte externa, que pode estar contaminada.

É válido ressaltar que as máscaras devem ser armazenadas em um lugar limpo e bem arejado, sem umidade, em um saquinho plástico limpo.

Fonte: The Washington Post, CDC