Publicidade

É normal maratonistas fazerem cocô na calça durante a corrida? SIM! Eis o motivo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Julho de 2021 às 16h20

Link copiado!

jcomp/Freepik
jcomp/Freepik

Não é preciso realizar milhares de estudos para entender que o atletismo é um dos esportes que mais exigem de nosso desempenho físico. Os corredores estão dispostos a passar horas embaixo do calor ou do frio para vencer uma competição, sem fazer pausas para hidratação e alimentação. 

Geralmente, essas exigências naturais do ser humano são supridas durante a corrida mesmo, como forma de sobrevivência. Como o organismo não pode parar, acaba sendo comum que o processo de digestão resulte em maratonistas defecando em suas próprias calças. Em grandes quantidades. 

Continua após a publicidade

Em 2016, por exemplo, o corredor francês Yohann Diniz passou a corrida desmaiando algumas vezes com estresse gastrointestinal, e acabou fazendo cocô dentro de suas calças e conquistando a oitava colocação. Em 2005, um caso parecido aconteceu com Paula Radcliffe, que precisou parar no meio da corrida para liberar o conteúdo de seu intestino. Em 1982, Julie Moss, triatleta, perdeu o controle do intestino no meio da corrida, e o resto você já sabe.

Corrida e diarreia

Por mais estranho que possa parecer, já existem estudos que relacionam a vontade descontrolada de fazer cocô com a prática da corrida. Uma pesquisa de 1992 estudou 109 atletas de longa distância e como seus intestinos funcionavam durante as corridas. Cerca de 62% deles disseram que precisaram parar por causa dos movimentos intestinais durante os treinos, enquanto 43% afirmaram ter sofrido de diarreia nervosa depois da corrida. Além disso, 12% dos participantes do estudo relataram ter defecado durante seus treinos de corrida. 

Outro estudo diz ainda que 90% dos maratonistas  já sofreram de algum sintoma gastrointestinal durante as corridas, sem qualquer relação com fatores como idade, o que comeu, possíveis alergias e ingestão de fibras. A incontinência fecal também costuma acontecer junto a dores abdominais e sangramento no reto.

Continua após a publicidade

Mas por que isso acontece?

Os médicos explicam que esse fenômeno acontece porque, durante as atividades físicas, há o aumento da atividade do sistema nervoso simpático, responsável por redistribuir o fluxo sanguíneo dos órgãos esplâncnicos (estômago, intestinos e pâncreas) para os músculos em atividade. Além disso, se torna difícil não só controlar esses movimentos dos órgãos, como também do próprio reto, uma vez que praticamente todas as partes do corpo estão em atividade e o metabolismo está a todo vapor.

Então, se algo parecido acontecer com você, se lembre que não está sozinho e que ter os sintomas de diarreia durante uma maratona é perfeitamente normal. Apenas fique preparado para essa possibilidade.

Continua após a publicidade

Fonte: IFL Science