Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lente de contato pode detectar diabetes pelas lágrimas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Outubro de 2023 às 15h01

Link copiado!

AtlasComposer/Envato
AtlasComposer/Envato

Em estudo publicado na Advanced Functional Materials, pesquisadores divulgaram lentes de contato capazes de detectar diabetes por meio das lágrimas. As lentes sem energia dependem de simples mudanças de cor para sinalizar ao usuário, sem a necessidade de eletrônicos ou baterias.

Os pesquisadores contam que designs anteriores exigiam componentes eletrônicos, apresentando riscos potenciais à segurança e desconforto para os olhos. Já essa nova lente usa a química natural das lágrimas para desencadear mudanças de cor nos eletrodos do sensor incorporado, fornecendo um rápido indicador visual da concentração de glicose.

Os eletrodos reage mcom os subprodutos da glicose nas lágrimas, mudando de incolor para azul. O grau de mudança de cor se correlaciona com a concentração de glicose.

Continua após a publicidade

Os testes mostraram que as lentes do protótipo podiam detectar uma ampla faixa de glicose. Ao capturar e analisar fotos dos eletrodos codificados por cores antes e depois do uso, algoritmos personalizados previram concentrações com precisão.

A equipe conta que as lentes podem permitir monitoramento em tempo real e sem dor durante as atividades diárias. A ideia é colocar as lentes pela manhã e verificar as cores a cada 20 minutos. A tecnologia também registra fotos para documentar mudanças ao longo do tempo.

Mas os cientistas reconhecem que a abordagem das lentes de contato tem limitações. A glicose lacrimal está atrasada em relação aos níveis sanguíneos, por exemplo. O grupo também menciona que existem "obstáculos práticos no desenvolvimento e comercialização de qualquer sensor de glicose baseado em lágrimas para o mercado".

Continua após a publicidade

Métodos inovadores de detectar diabetes

Quando o assunto é detectar diabetes, os cientistas não poupam criatividade: neste ano, um grupo da USP criou um teste que identifica através da urina e pode custar apenas R$ 1,25.

Também neste ano, pesquisadores desenvolveram um sistema que usa recursos do smartphone para detectar pré-diabetes. Anteriormente, a comunidade científica chegou a pensar no público infantil, ao criar uma chupeta com biossensores capaz de detectar diabetes em crianças.

Em 2022, cientistas ainda anunciaram um dispositivo que usa microagulhas para monitorar glicose e álcool no sangue, sob a premissa de ajudar o público com diabetes a manter um equilíbrio.

Continua após a publicidade

O que é diabetes?

É importante entender que quando a glicemia de jejum ultrapassa os 125 mg/dl, já pode se considerar diabetes. A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.

Em casos mais graves, diabetes causa morte. A doença é desencadeada por uma deficiência da produção de um hormônio chamado insulina, secretado pelo pâncreas.

Fonte: Advanced Functional Materials