Publicidade

Lavar maçãs não é suficiente para remover agrotóxicos, diz estudo

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
 Miriam Alonso/Pexels
Miriam Alonso/Pexels

Na China, pesquisadores da Universidade Wuyi descobriram que apenas lavar uma maçã não é o suficiente para remover todos os agrotóxicos (pesticidas) usados no cultivo e “impregnados” na casca. Então, o ideal é descascá-la, segundo estudo publicado na revista Nano Letters.

"O risco de ingestão de pesticidas de frutas não pode ser evitado por simples lavagem, exceto descascamento", afirmam os autores, após testes com maçãs. 

Com o dado de que apenas lavar não é o suficiente, é preciso pensar em novas estratégias de limpeza. Ainda não se sabe os efeitos dessas pequenas doses de agrotóxicos que resistem na casca para o organismo humano — este desdobramento não foi investigado durante a pesquisa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nível de agrotóxico em frutas

A descoberta sobre a permanência de agrotóxicos nas maçãs vem com a validação de uma nova ferramenta de análise de baixos níveis de químicos, demonstrada no estudo. É o método analítico conhecido como espalhamento Raman aprimorado por superfície (SERS).

Através do SERS, os pesquisadores utilizam nanopartículas metálicas para amplificar os sinais criados por moléculas quando elas são expostas a um feixe de laser Raman. 

Em seguida, os padrões criados pela luz servem como assinaturas moleculares e podem ser usados ​​para identificar pequenas quantidades de compostos específicos, como a presença de agrotóxicos em maçãs. Entretanto, quando a casca é removida, o nível de contaminação diminui. 

Além dos testes com maçãs (uma fruta altamente popular), experimentos foram feitos com pepinos, pimenta, camarões e arroz, durante o processo de comprovação da técnica de análise.

Como os agrotóxicos são usados para garantir a produção de vegetais e frutas em larga escala  — retirar esses produtos químicos de todas as plantações é inviável hoje —, é preciso repensar tanto em novos métodos de higienização (como algo feito antes da fruta chegar ao consumidor) quanto em produtos menos nocivos à saúde humana.

Veja outras notícias do Canaltech:

Continua após a publicidade

Fonte: Nano Letters, ACS