Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exposição a agrotóxicos herbicidas pode causar danos ao DNA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Janeiro de 2023 às 19h22

Link copiado!

Daria_Nipot/Envato
Daria_Nipot/Envato

Segundo um estudo publicado em Journal of the National Cancer Institute, a exposição a herbicida pode resultar em estresse oxidativo, um condição que causa danos ao DNA. Os cientistas analisaram amostras de urina de pessoas expostas à substância e notaram biomarcadores ligados ao desenvolvimento de câncer e outras doenças.

As evidências sugerem que há um papel do estresse oxidativo na patogênese de cânceres hematológicos, como linfoma, mieloma e leucemia, e aumentam a compreensão de que o glifosato (o herbicida mais aplicado do mundo) tem potencial para causar câncer.

As pessoas são expostas ao glifosato pelo uso de produtos feitos com o produto químico e também pela ingestão de alimentos e água potável contaminados. No estudo, os cientistas encontraram resíduos de glifosato em uma variedade de alimentos populares e em cursos de água.

Continua após a publicidade

Os autores se concentraram em analisar agricultores expostos ao glifosato quando o pulverizaram nos campos, mas notaram resultados semelhantes em não agricultores, o que quer dizer que esses efeitos podem se aplicar de forma mais ampla à população em geral, principalmente por essas outras formas de contaminação.

Glifosato causa câncer ou não?

Como dito anteriormente, o estudo classifica a substância como potencialmente cancerígena. Financiada pelo governo, a pesquisa chega em um momento em que os reguladores dos EUA e da Europa estão concentrados em avaliações da segurança do glifosato e pressionando por limites no uso do produto químico ou exigências de que produtos sejam rotulados com um aviso de substância cancerígena.

Continua após a publicidade

Mas por enquanto, as agências reguladoras de muitos países ainda dizem que há falta de evidências ligando os herbicidas à base de glifosato ao câncer, e que é um dos herbicidas mais seguros e eficazes disponíveis. Com isso, resta esperar por mais pesquisas na área, que tragam comprovações a respeito dessa relação.

Fonte: Journal of the National Cancer Institute via The Guardian