Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É mais saudável comer frutas e legumes com ou sem casca?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Novembro de 2022 às 12h21

Link copiado!

Bialasiewicz/Envato
Bialasiewicz/Envato

Você é o tipo de pessoa que morde a maçã com a casca ou prefere descascar e cortar a fruta em pequenos pedaços? Apesar da casca ser comestível e estar repleta de nutrientes, descascar frutas e legumes é um hábito muito comum. Pensando nos aspectos nutricionais e numa dieta ideal, é mais saudável consumir a casca, segundo especialista.

É claro que esta análise considera alimentos que cujas cascas são comestíveis e, de forma geral, gostosas, como maçã, pêssego, pera, batata, beterraba, cenoura, berinjela e pepino. Frutas e legumes com cascas mais grossas, como a do abacaxi, podem ser usadas nos preparos de chás, que também possuem importantes propriedades.

Por que comer frutas e legumes sem descascar?

Continua após a publicidade

De forma geral, cascas de frutas e legumes são ricas em fitoquímicos biologicamente ativos, como flavonoides e polifenóis. Basicamente, ao comer a casca, a pessoa irá absorver compostos com propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

Por exemplo, doses significativas de vitaminas (vitamina C e riboflavina) e minerais (ferro e zinco) podem ser encontradas nas cascas deste 7 tubérculos, ou seja, plantas com caule subterrâneo:

  • Beterraba;
  • Mostarda;
  • Cenoura;
  • Batata-doce;
  • Rabanete;
  • Gengibre;
  • Batata.
Continua após a publicidade

Agora, pensando nas frutas, o Departamento de Agricultura dos EUA revela que, quando comemos maças com cascas, obtemos uma dose extra de nutrientes que seriam perdidos, caso ela fosse descascada. A seguir, confira as diferenças:

  • Maçãs com casca têm 15% a mais de vitamina C que as descascadas;
  • 267% a mais de vitamina K;
  • 20% a mais de cálcio;
  • 19% a mais de potássio;
  • 85% a mais de fibras.

Por que as pessoas descascam frutas?

Diante de tantos benefícios em se comer frutas e legumes com cascas, algumas pessoas insistem em descascar estes alimentos naturais e, infelizmente, têm um bom argumento: os agrotóxicos e resíduos de pesticidas, que se concentram nas cascas.

Continua após a publicidade

"Resíduos de pesticidas são certamente retidos na superfície ou logo abaixo dela, embora isso varie conforme a espécie vegetal. Mas a maioria desses resíduos pode ser removida com a lavagem", explica Kirsty Hunter, professora de Nutrição na Nottingham Trent University, no Reino Unido, em artigo para o site The Conversation. Inclusive, a especialista defende, sempre que possível, o consumo com cascas.

Antes de consumir os alimentos com cascas, uma etapa fundamental é a higienização de frutas e legumes. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, como:

  • Lavar bem os produtos em água fria, enquanto as cascas são esfregadas com uma escova de cerdas mais duras;
  • Imersão em uma mistura de bicarbonato de sódio com água por alguns minutos.
Continua após a publicidade

No entanto, se o desejo é ficar realmente longe dos agrotóxicos, a indicação é que a pessoa opte sempre por frutas e legumes orgânicos. Apesar do valor médio mais elevado, o risco de ingestão de qualquer resíduo de pesticida é bem baixo ou zero.

Comer frutas é importante para a sua saúde

Independente de descascar ou não frutas e legumes, existe um ponto que é consenso geral: o consumo de vegetais é fundamental para uma dieta equilibrada e saudável. Afinal, estes alimentos podem reduzir o risco do indivíduo desenvolver doenças crônicas, como problemas do coração e diabetes tipo 2.

Apenas no ano de 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que 3,9 milhões de mortes poderiam ser atribuídas a pessoas que não comiam frutas e legumes suficientes. A recomendação diária é o consumo de 400 gramas de vegetais — uma meta mais fácil de ser alcançada quando você não descarta a casca.

Continua após a publicidade

Fonte: The Conversation, Usda e OMS