Publicidade

Lavar cabelo no salão pode causar problemas de saúde e até AVC; entenda

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Racool_studio/Freepik
Racool_studio/Freepik

Imagine ir lavar o cabelo no salão e acabar no hospital? É raro, mas pode acontecer, conforme mostram alguns estudos. Mas se você acha que isso tem a ver com os produtos utilizados no salão, como shampoo e condicionador, está muito enganado. O maior risco está na posição em que o cliente fica quando vai lavar, o que pode desencadear uma consequência chamada síndrome do derrame no salão de beleza.

Originalmente chamada de beauty parlor stroke syndrome (BPSS), essa síndrome rara acontece quando uma pessoa estende demais a cabeça e o pescoço sobre o lavatório.

O que acontece é que o acidente vascular cerebral (AVC, o famoso derrame) costuma surgir pela = redução repentina no fluxo sanguíneo para o cérebro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Normalmente, o que traz essa consequência é um bloqueio de um coágulo sanguíneo ou o rompimento de um grande vaso sanguíneo no cérebro. Como resultado, há uma redução de oxigênio.

Síndrome do derrame do salão de beleza

A síndrome do acidente vascular cerebral no salão de beleza acontece porque esse movimento do pescoço, se for muito súbito, pode fazer com que a espinha dorsal seja empurrada contra uma das artérias importantes que fornecem sangue para o cérebro.

Essa condição também pode ser causada pelas próprias vértebras, que podem comprimir ou rasgar a artéria próxima.

Mas é claro que estamos falando de uma condição bem incomum (mas que, só por haver casos, já é o suficiente para servir como um alerta).

Para se ter noção da raridade, de 2002 a 2013, dez casos foram registrados. Mas imagina: foram dez pessoas que entraram no salão de beleza despretensiosamente e ganharam, além da lavagem, um AVC! 

Acidente vascular cerebral

Continua após a publicidade

E por falar em AVC, vale o alerta de que é considerado como a principal causa de morte no Brasil. Lembrando que os pacientes com suspeita devem buscar imediatamente atendimento médico, por isso é tão importante saber como identificar um AVC. Os principais sintomas são:

  • Fraqueza ou formigamento na face, nos braços ou nas pernas;
  • Confusão mental;
  • Alterações na visão, no equilíbrio e na coordenação;
  • Dor de cabeça súbita e intensa.

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico (causado por uma obstrução de uma artéria, e responsável por mais de 80% dos casos) e o hemorrágico (quando um vaso arterial se rompe). 

Então a lição que fica é não fazer movimentos bruscos e nem ficar muito tempo na mesma posição ao lavar o cabelo no salão

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO | ROBÔ CABELEIREIRO

Continua após a publicidade

Fonte: The Conversation

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*