Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronauta chinesa mostra como é lavar o cabelo no espaço; confira o vídeo!

Por| Editado por Rafael Rigues | 03 de Junho de 2022 às 16h00

Link copiado!

Captura de Tela/CCTV
Captura de Tela/CCTV

Em um novo vídeo, a astronauta chinesa Wang Yaping demonstra o desafio que é lavar o cabelo no espaço, espacialmente quando a microgravidade deixa tudo flutuando.

Em outubro do ano passado, a missão Shenzhou-13 decolou para a estação espacial chinesa levando os taikonautas Wang Yaping, Ye Guangfu e Zhai Zhigang. Em abril deste ano, após uma estadia de seis meses, a tripulação retornou em segurança à Terra.

Continua após a publicidade

Neste longo período do espaço, Yaping participou de diversas atividades a bordo do módulo central Tianhe, como palestras sobre a física espacial e outros temas relacionados. Além disso, a taikonauta mostrou que manter o cabelo limpo em condições de microgravidade é um desafio.

No recente vídeo publicado pelo canal chinês CCTV, Yaping explicou o passo a passo de como realizar a tarefa. Primeiro, ela colocou um xampu espumoso diretamente no cabelo e espalhou pela cabeça. “Não é fácil lavar o cabelo no espaço", acrescentou. Em seguida, ela aplicou água.

"Após espremer água na minha cabeça, preciso colocar as luvas atoalhadas para absorver a água no meu cabelo", disse Yaping. Por fim, ela colocou uma toalha em seu cabelo e esperou secar.

Este processo é semelhante ao usado pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), como demonstrou a astronauta da NASA, Karen Nyberg, em 2013. A única diferença é que Yaping usou as luvas e uma tolha para secar o cabelo, enquanto Nyberg apenas uma toalha.

Continua após a publicidade

Neste sábado (4), a China lançará a próxima missão tripulada à estação chinesa, a Shenzhou 14. Três novos taikonautas passarão seis meses a bordo módulo central para dar continuidade à montagem da Tiangong, que deve ficar pronta até o fim deste ano.

Fonte: Space.com