Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inteligência artificial descobre principal fator de risco de morte por covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Outubro de 2022 às 11h24

Link copiado!

Wavebreakmedia/envato
Wavebreakmedia/envato

Cientistas espanhóis desenvolveram um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) para entender qual é o principal fator de risco associado à mortalidade pela covid-19. Para a alimentar tecnologia, foram fornecidos desfechos médicos de mais de 1,2 mil pacientes infectados pelo coronavírus SARS-CoV-2. Após análises, a idade é confirmada como a responsável por aumentar a probabilidade de óbitos devido à doença.

Publicado na revista científica Open Respiratory Archives, o estudo sobre o principal fator de risco relacionada à covid-19 foi desenvolvido por pesquisadores do Hospital Universitário de Ferrol e de outros centros de pesquisa na Espanha.

“O objetivo do nosso estudo foi identificar quais parâmetros clínicos e analíticos, entre aqueles que usamos rotineiramente na prática clínica, podem prever pacientes com maior risco de morrer em decorrência da covid-19. Para isso, contamos com o uso de um algoritmo de Aprendizado de Máquina, a fim de superar as limitações amostrais", explica Irene Nieto, uma das autoras do estudo e pesquisadora associada à Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (Separ), em comunicado.

Continua após a publicidade

IA desvenda maior fator de risco para óbitos por coronavírus

O estudo com a IA contou com dados médicos de 1.246 pacientes infectados pelo vírus da covid-19 e que foram hospitalizados em uma rede de 11 hospitais espanhóis. A idade média dos participantes do estudo era de 65 anos. Do total de casos, 168 pacientes (13%) não resistiram à infecção e morreram em decorrência do coronavírus.

Analisando os dados médicos da hora da admissão hospital, os autores concluíram que a idade avançada é o principal fator de risco para óbitos da covid-19. No entanto, o estudo é limitado no sentido de avaliar este fator apenas para pessoas idosas, ou seja, em grupos mais jovens, outras questões podem estar envolvidas na mortalidade e ainda precisam ser melhores investigadas.

Continua após a publicidade

Mais fatores de risco para morte em casos de covid

Além da idade, os pesquisadores explicam que outros fatores podem ter uma papel importante para determinar o risco de mortalidade pela covid-19. Por exemplo, alguns reagentes — proteínas que aumentam ou diminuem durante a fase aguda da infecção — foram associados com a alta taxa de mortalidade, como a creatinina e proteína C reativa (PCR). A taxa de concentração de glóbulos brancos também desempenha um papel importante nessa equação.

"As descobertas podem ser muito úteis para supervisionar pacientes com covid-19 na prática clínica e dirigi-los aos cuidados mais apropriados", afirma a cientista Nieto. Em outras palavras, indivíduos que apresentam estes fatores de risco deveriam ser, assim que são identificados, direcionados para tratamentos mais intensivos.

Fonte: Open Respiratory Archives e Separ