Publicidade

Inglaterra vai distribuir vapes para que fumantes larguem o cigarro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Abril de 2023 às 12h47

Link copiado!

TrendsetterImages/Envato
TrendsetterImages/Envato

A Inglaterra estabeleceu uma meta de acabar com o consumo tradicional de cigarro até o ano de 2030 e, para isso, as autoridades têm traçado inúmeras estratégias. A mais popular é a distribuição de kits de vapes para fumantes, baseada na ideia de que um hábito é menos ruim que o outro — para a ciência, não há necessariamente um consenso sobre o tema. Em outra frente, pagamentos de até 2,4 mil reais (£ 400) serão ofertados para grávidas que abandonarem os cigarros.

No entanto, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DHSC) já sinalizou que terá uma difícil missão pela frente: como induzir a troca dos cigarros por vapes no público adulto, sem influenciar adolescentes e quem nunca fumou a aderir a esse hábito? Os planos de ação contra o uso precoce de cigarros eletrônicas está em desenvolvimento, mas o governo já sinalizou que vão contar com 18,6 milhões de reais (£ 3 milhões) em recursos.

Segundo levantamento da Action on Smoking and Health (ASH), o uso recorrente de vape entre adolescentes ingleses de 11 a 17 anos era de 3,3% em 2021. Considerando os dados de 2022, é possível observar que a porcentagem mais que dobrou, chegando a 7% do público com menos de 18 anos. Entre o público juvenil, 15,8% já usou um e-cig em algum momento da vida.

Continua após a publicidade

Inglaterra quer acabar com o fumo estimulando o uso de vape?

“Vamos oferecer a um milhão de fumantes uma nova ajuda para eles pararem”, através dos kits contendo vapes, afirma o ministro da saúde, Neil O'Brien, em comunicado. Todo o equipamento, incluindo o e-cig e o cartucho, será gratuito. Em paralelo, campanhas sobre os riscos do hábito serão estimuladas.

Em outra frente do programa contra o fumo tradicional, as autoridades focam nas mulheres grávidas que fumam — cerca de 9% delas mantém esse hábito durante a gravidez, segundo o governo. Além de atendimento e orientação, elas poderão ganhar dinheiro se largarem o vício. Ainda não está definido como o acompanhamento será feito.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

“Os vapes aumentam as chances dos fumantes pararem de fumar com sucesso, assim como os vouchers para fumantes grávidas, portanto, esses são passos bem-vindos na direção certa, mas não são nem de longe suficientes”, afirma Deborah Arnott, diretora-executiva da ASH, em nota.

Fonte: DHSC e ASH